segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

VIGIAI E ORAI!


Descobri a duras penas que não devemos separar o vigiar e o orar. Separadas são ineficazes.

A TEIA DE ARANHA

Quando eu trabalhei como jardineiro, limpava sempre a cadeira onde estava uma bela teia de aranha, mas no dia seguinte a teia estava refeita! Que perseverança! Se nós tivéssemos a constância dessa aranha, já seríamos santos!

JESUS CÁRITAS (JESUS AMOR)



Essas duas palavras, “Jesus-Cáritas”, que significa “Jesus-Amor”, eram usadas por São Carlos de Foucauld, o “Irmão Carlos”.(1858 -1916). Tinha sido alcoólatra, mulherengo e milionário, mas renunciou a tudo para viver no deserto do Saara, com o povo tuaregue.

EIS-ME AQUI, SENHOR!


Todos nós somos chamados à santidade: “Sede perfeitos, como vosso Pai que está nos Céus é perfeito” (Mt 5,48); “Sede santos, porque eu sou santo” (Lev 20,7 e 1a Pd 1,16).

SÓ POR HOJE


Esse é o segredo dos santos: viver o dia-a-dia, viver bem só por hoje. Santa Faustina Kowalska escreveu sobre isso:

PARA QUE OS SACRAMENTOS FUNCIONEM


O sacramento não é algo mágico. Ele pode até acontecer sem a fé, mas não atua, não é eficaz, se não o recebermos com reta intenção, com o desejo verdadeiro de uma mudança radical de vida.

ACEITAR-SE


O início de qualquer cura só acontece quando a pessoa toma conhecimento de seus limites e fraquezas e se aceita. Há pessoas, por exemplo, que não aceitam o próprio envelhecimento e acabam não aproveitando as coisas boas da velhice.

DEUS NÃO NOS ABANDONA!



No livro 4 de “A Imitação de Cristo”, de Thomas de Kempis, capítulo 18 lemos: “Bem-aventurada é a simplicidade, que deixa os caminhos dificultosos das discussões para andar no cominho plano e firme dos mandamentos de Deus!”.

domingo, 25 de dezembro de 2016

A ESTRESSANTE VIDA NA MATA


Premido pelas circunstâncias, fui morar por alguns meses num lugar cheio de mata virgem por todos os lados, afastado da cidade. 

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A PAZ INTERIOR

16/11/16
Eu já comentei, em vários artigos, que os sofrimentos são muitas vezes permitidos por Deus a fim de nos purificar, para que ele possa nos transmitir a sua santidade (Hb12,10).

PENSAR NOS OUTROS

11/11/16
Muito se fala sobre o amor, mas poucas vezes se fala sobre certos atos de individualismo que fazemos mesmo com as pessoas que amamos. Vou contar um exemplo disso:

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O TÉDIO

O TÉDIO DA VIDA

Chamado assim pelos monges antigos, “Tedium Vitae”, o tédio que nos assalta às vezes ou sempre, é um perigo muito grave para as pessoas incautas.

domingo, 16 de outubro de 2016

AS NOVELAS E AFINS



(out. 2016)

Não quero deixar passar em branco este assunto. Muitas novelas e programas do gênero estão batendo todos os recordes de imoralidade e propaganda de doutrinas anticristãs, como a doutrina da reencarnação.

POR QUE RESMUNGAR?

(set. 2016).

Muitas pessoas resmungam o tempo todo de coisas adversas que ocorrem ao seu redor. Reclamam de tudo e de todos!

sábado, 15 de outubro de 2016

VERDADES E MENTIRAS

(set. 2016)
 Pilatos perguntou a Jesus: “O que é a verdade”? (João 18,38). Mas não esperou a resposta. Em outra ocasião, Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14,6).

NOSSO UNIVERSO

 (SET. 2016)

Estamos vivendo num imenso mistério. Na verdade, estamos dentro, no meio desse mistério: o universo. Quantas estrelas, planetas, galáxias completas existem? Por que existem? Para quê? Por que, afinal, alguém me diga, estamos aqui? Quem nos chamou à vida?

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

AS VIDAS VAZIAS

16-8-13

Numa cabana ao sopé de uma montanha levantei-me às 5 horas e pus-me em oração acompanhado de sons de grilos e sapos, estes coaxando numa pequena lagoa aqui perto.

A TEMPESTADE NO DIA DE DESERTO

 - 15-8-13

O vento balança as árvores. O forte zumbido abafa todos os demais ruídos, nada mais se ouve. A cabana, forte, resiste à ventania, e o fogo da  café quentinho que acabei de fazer me anima, apesar do dia estar tão feio.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

NÃO ADIEMOS NOSSA CONVERSÃO!

 23/05/2013
A 1ª leitura da missa da quinta-feira da sétima semana do tempo comum ímpar, é Eclesiástico 5,1-8, deveria ser meditada por nós com muita seriedade. Une-se, talvez, com Isaías 55,6-7:

...E O CÉU NUNCA MAIS FOI O MESMO!

12-07-2013
(Texto misto de ficção com realidade) 

Durante milênios Deus aguardou o momento exato de criar Maria no seio de Santa Ana. Durante os anos em que Maria esteve na terra, todos a esperavam no paraíso: Deus, os anjos e santos que lá estavam antes dela.

sábado, 7 de maio de 2016

ILUSÃO, REALIDADE, A PRAÇA.


12 HORAS

Qual é a diferença entre ilusão e realidade? Ambas existem e podemos vê-las e senti-las!

RECALQUE, OS POBRES

        

05/03/2016
Eu estou dentro de uma determinada realidade e não adianta negá-la. Seria um desastre para o meu psiquismo. 

APARIÇÕES, A ENCARNAÇÃO, DEUS.

04/04/16-
Não conhecemos Deus de repente, num só relance, mas aos poucos, paulatinamente,  com os fatos que se sucedem em nossa vida.

O DESCANSO, A ORAÇÃO

-07/03/16

O médico me disse que preciso de mais descanso. Quantas vezes não lhe falou a mesma coisa? Estou estressado. Muita atividade.

O DIA DA MULHER, FRACASSO NA VOCAÇÃO


08/03/2106- 

Na revista Ultimato de março/abril 2016, nº 359, à página 12, vi uma pesquisa sobre a pastores evangélicos que deixaram o pastorado. A pergunta feita, nos Estados Unidos, era: “Por que você deixou o pastorado”?

ENFRENTAR A MORTE


– 09/03/16


Eu estava fazendo uma meditação num local arborizado e caiu no meu livro um tipo de besouro que me lembrou o bicho barbeiro. O Mal de Chagas é transmitido por esse bichinho.

DEVASTAÇÃO DA NATUREZA

 10/03/16


Amós 5,24: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. O tema da Campanha da Fraternidade deste ano (2016) é: Casa comum, nossa responsabilidade, e é ecumênica (participação de várias denominações religiosas).

IMAGINAÇÃO,PÁGINA EM BRANCO

12/03/16- 


IMAGINAÇÃO, Página em Branco 

Jean Paul Sartre inicia o seu livro A imaginação com uma reflexão sobre esse assunto logo na introdução, falando que está diante de uma página em branco, mas aquilo não é simplesmente uma folha em branco. Veja o comentário que vi sobre o assunto:

A CONVIVÊNCIA


- 19/03/16


Estou meditando sobre a convivência humana. Como é difícil! Encontros e desencontros, fases difíceis, clima às vezes agradável, às vezes não.

O CAMINHO DA CRUZ



19/03/16-

Nunca eu andei tanto como certa vez em que me perdi entre o Jardim Ouro Fino, de Ribeirão Pires, e Suzano. Ainda não havia celulares.

O OLHAR DE JESUS

- 20/03/16


Hoje é Domingo de Ramos. Na leitura após a procissão, lemos Lucas 22 e 23, a Paixão de Jesus. É impressionante o capítulo 22, vers. 61-62: “E virando-se, Jesus olhou para Pedro. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.

PERDIDO NA MATA

21/03/16


Perdi-me na mata e começou a chover. Por sorte encontrei uma cabana que me acolheu. Lá eu jantei e sequei minha roupa. No dia seguinte, de manhãzinha, o Sr. João levou-me à cidade, no seu cavalo. Eu nunca havia montado antes um cavalo! Foi difícil!

AS CATÁSTROFES, A CONTEMPLAÇÃO

- 31/03/16-


Dia quente, chove. Gosto muito da chuva, pois faz-me sair um pouco do mesmismo do meu dia a dia e me eleva até o céu. A oração sai mais facilmente e eu percebo de modo mais forte a graça de Deus em minha vida.

O MUNDO SEM O PECADO


 02/04/16 - 

Como seria o mundo se Adão e Eva não tivessem pecado? Não faço a mínima ideia, mas arrisco algumas propostas:

A FLOR, OS NOSSOS FRUTOS


- 06/04/16-


Eu vi hoje algumas flores de vários tipos, e veio-me à mente que elas não têm consciência da própria beleza nem do seu perfume.

A AMIZADE


 09/04/16- 


Meu grande amigo, G.B.D., boliviano, morreu hoje, sábado, dia 09/04, de manhã. Tinha 76 anos.

NÃO TENTAR A DEUS


 12/04/16- 


O que é, realmente, tentar a Deus? Diz Mateus 4,7: “Respondeu-lhe Jesus (ao diabo): ‘também está escrito: não tentarás ao Senhor teu Deus”.

terça-feira, 26 de abril de 2016

A VELA ESTÁ NO FIM...



A VELA ESTÁ NO FIM...


15/02/16

Quando nasci eu era uma vela enorme, nova, forte, chama viva e iluminadora. Agora, aos 71 anos de idade, sou uma vela quase no final, com manchas, frágil, chama fraca e quase não ilumino nada.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

A FESTA


07/02/16

Numa festa paramos no tempo e no espaço. Deixamos de lado o nosso dia a dia, não levamos conosco os nossos problemas. É um oásis no nosso deserto. O passado é lembrado apenas nas conversas e nas piadinhas e quase não se fala no futuro.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

SIGAMOS A ESTRELA!

04/01/14 – 

Na Epifania vemos que os magos seguiam a estrela para chegarem a Cristo, o Messias, o rei esperado.

UNIDADE X UNIFORMIDADE

04/01/14- 

Os que desejam um mundo uniforme, sem diferenças, estão correndo por um caminho que não levará a nada, correndo mesmo o risco de ser um caminho que levará à lutas, guerras, mortes e sofrimentos. 

TESOUROS OCULTOS

04/01/14- 

A antipatia com que tratamos algumas pessoas, ou o interesse individualista com o qual delas nos aproximamos, torna-nos cegos às suas qualidades e pontos positivos.

A HORA DE DEUS

04/01/14 – 

Assim chamamos ao tempo que Deus nos chama à conversão e a uma vida mais santa. Pode demorar um instante ou um período mais demorado.

UM ASPECTO DA ORAÇÃO DE JESUS

18/01/14 – 

Nós adoramos a Deus que, embora presente em nós, é completamente outro e não se confunde conosco.

A GRAÇA DE DEUS

29/03/14


Sempre me intrigou o fato da conversão de santos como Santo Agostinho e Carlos de Foucauld, que antes viviam de modo sensual e contrários ao que o cristianismo pregava.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

O BEIJO DE JUDAS

(24/05/2005)


Estando sozinho lendo um livro de Augusto Cury (Nunca desista de seus sonhos), fiquei boquiaberto com o magnífico texto do autor à página 43, que fala da perspicácia de Jesus ao reestruturar as mentes e as vidas de seus apóstolos. Nessa página ele fala do amor tão profundo que Jesus sentia por todos, inclusive por Judas, que o traiu.