sábado, 7 de maio de 2016

A AMIZADE


 09/04/16- 


Meu grande amigo, G.B.D., boliviano, morreu hoje, sábado, dia 09/04, de manhã. Tinha 76 anos.

Gostava de cantar. Estava preocupado porque não conseguia dar os agudos que sempre deu, e até foi ao médico. Infelizmente, morreu de um dia para o outro. Ficou doente há alguns dias, foi ao hospital, mas o mandaram de volta. Pensa-se que seja do coração.

Em janeiro eu copiei da internet (ele não sabia mexer com isso) algumas músicas: Granada, El Ruiseñol, Boemia, El Pastor, e outras desse gênero. Ele nem teve tempo de usufruir das letras!

Em nossas conversas, falava-me de sua juventude como guerrilheiro na Bolívia e países vizinhos. Como sobrevivera no sertão, sem comida, alimentando-se de bichinhos e insetos, e sem água.

Às vezes cantávamos juntos, caminhando na praça. Não morava com a família, mas tinha esposa e uma filha, já adulta. Quase não se viam, pois era separado da esposa.

Sempre me animava: ”Coragem! As coisas vão melhorar! Ânimo! Faça exercícios físicos!

Ele comia de marmita, comprada de um tipo de restaurante e me levava a carne de frango, quando vinha: detestava comer frango. Para compensar, eu levava pão para ele, de vez em quando.


Há alguns dias reclamou de dores nos rins e no corpo. Como já disse, foi ao hospital, mas nada encontraram nele. O médico fez uma bateria de exames, cujo resultado não deu tempo para ele receber.

Hoje de manhã, às 6 horas, fui visitá-lo, pedi a bênção de Deus para ele e que Deus perdoasse todos os seus pecados. Em seguida fui fazer a minha Hora Santa diária e nem havia ainda terminado, quando soube que havia falecido. Fiquei agradecido a Deus por ter dado tempo de absolvê-lo de seus pecados.

Diz a bíblia que há amigos mais queridos que um irmão (Provérbios). Esse foi um deles. Senti muito sua morte, mas ainda “não caiu a ficha”. Nos próximos dias sei que vou sentir mais do que hoje sua falta. Entretanto, apesar de estar longe da família, ele morreu em paz, sem nenhuma ou quase nenhuma dor. Uma senhora vizinha dele é quem descobriu que ele estava morto, ao levar-lhe um pouco de café com leite e pão para o café da manhã. O corpo vai ser levado para outro Estado, onde sua família mora. Sua filha o vira no Natal.

Para quem ama a Deus e ao próximo, para quem luta pela liberdade, como ele lutou quando jovem, lá na Bolívia, a morte é tranquila, é como um sono, é uma passagem. O G., decerto, vai rogar por mim, seu amigo, a Deus. Que ele já esteja no paraíso! É bom termos amigos verdadeiros, pois sem eles, a vida é tão vazia!

em sua homenagem, eis as músicas que eu havia copiado para ele: 

Granada, tierra soñada por mí
Mi cantar se vuelve gitano cuando es para tí
Mi cantar hecho de fantasía
Mi cantar flor de melancolía
Que yo te vengo a dar
Granada
Tierra ensangrentada
En tardes de toros.
Mujer que conserva el embrujo
De los ojos moros
Te sueño rebelde y gitana
Cubierta de flores
Y beso tu boca de grana
Jugosa manzana
Que me habla de amores

Granada manola
Cantada en coplas preciosas
No tengo otra cosa que darte
Que un ramo de rosas
De rosas de suave fragancia
Que le dieran marco a la virgen morena

Granada
Tu tierra está llena
De lindas mujeres
De sangre y de sol

EL RUISEÑOR
Una vez un ruiseñor
Con las claras de la olora
Quedó preso de una flor
Lejos de su ruiseñora
Esperando su vuelta en el nido
Ella vio que la tarde moría
Y a la noche cantándole al río
Medio loca de amor le decía

¿Dónde estará mi vida?
¿Por qué no viene?
¿Qué rosita encendida me lo entre tiene?

Agua clara que caminas
Entre juncos y mimbrales
Dile que tienen espinos
Las rosas de los rosales
Dile que no hay colores que yo no tenga
Que me muero de amor
¡Dile que venga!

EL PASTOR
Va el pastor con su rebaño
Al despuntar la manaña
Bajando por el sendero
De la sierra a la pradera

Va musitando sus quejas
Con su flautín de carrizo
Seguido por sus ovejas
Como si fuera un hechizo

El flautín
Del pastor
Ay, ay, ay
Canta así

El pastor ya va de vuelta
Pués el sol se está ocultando
Va subiendo por la cuesta
Para guardar su rebaño

Con su flautín va llamando
Una a una sus ovejas
Y les va comunicando
Sus goces y sus tristezas

El flautín
Del pastor
Ay, ay, ay
Canta así

LA BAMBA

Para bailar la Bamba
Para bailar la Bambapara bailar la bamba,
para bailar la bamba,
se necesita una poca de gracia.
una poca de gracia pa mi pa ti.
arriba y arriba
y arriba y arriba, por ti sere,
por ti sere.
por ti sere.

yo no soy marinero.
yo no soy marinero, soy capitan.
soy capitan.
soy capitan.
ba-ba-bamba,
ba-ba-bamba,
ba-ba-bamba,
ba...

para bailar la bamba,
para bailar la bamba, se necesita
una poca de gracia.
una poca de gracia pa mi pa ti.
arriba, arriba.
r-r-r-r-r, ja! ja!
para bailar la bamba,
para bailar la bamba,
se necesita una poca de gracia.
una poca de gracia pa mi pa ti.
arriba y arriba
y arriba y arriba, por ti sere,
por ti sere.
por ti sere.
ba-ba-bamba.
ba-ba-bamba.
ba-ba-bamba

Se necesita una poca de gracia
Una poca de gracia
Pa mi y pa tiv Ahi arriba ahi arriba
Ahi arriba ahi arriba
Por ti sere
Por ti sere
Yo no soy Marinero
Yo no soy Marinero
Soy Capitan soy Capitan
Bamba Bamba Bamba Bamba
Bamba Bamba Bamba
Para bailar la Bamba
Para bailar la Bamba
Se necesita una poca de gracia
Una poca de gracia
Pa mi y pa tiv
Ahi arriba ahi arriba
Para bailar la Bamba

BOEMIA
Boemia
Aqui me tens de regresso
E suplicante eu te peço
A minha nova inscrição
Voltei
Pra rever os amigos que um dia
Eu deixei a chorar de alegria
Me acompanha o meu violão
Boemia
Sabendo que andei distante
Sei que esta gente falante
Vai agora ironizar
"Ele voltou,
O boêmio voltou novamente,
Partiu daqui tão contente,
Porque razão quer voltar?"
Acontece
Que a mulher que floriu meu caminho
De ternura meiguice e carinho
Sendo a vida do meu coração
Compreendeu, e abraçou-me dizendo a sorrir
"Meu amor você pode partir
Não esqueça o teu violão
Vá rever
Os teus rios, teus montes, cascatas
Vá sonhar em novas serenatas
E abraçar teus amigos leais
Vá embora
Pois me resta o consolo e a alegria
Em saber que depois da boêmia
É, de mim, que você, gosta mais".

GALOPEIRA

Foi num baile em assuncion
Capital do Paraguai
Onde eu vi as paraguaias
Sorridentes a bailar

Sob o som de suas guitarras
Quatro guapos a cantar
Galopeira, galopeira
Eu também entrei a dançar

Foi num baile em assuncion
Capital do Paraguai
Onde eu vi as paraguaias
Sorridentes a bailar

Sob o som de suas guitarras
Quatro guapos a cantar
Galopeira, galopeira
Em também entrei a dançar, galopeira
Nunca mais esquecerei, galopeira

Pra matar minha saudade
Pra minha felicidade Paraguaia, eu voltarei
Pra minha felicidade Paraguaia, eu voltarei

MALAGUEÑA

Que bonitos ojos tienes
Debajo de esas dos cejas
Debajo de esas dos cejas
Que bonitos ojos tienes

Ellos me quieren mirar
Pero si tu no los dejas
Pero si tu no los dejas
Ni siquiera parpadear
Malagueña salerosa

Besar tus labios quisiera
Besar tus labios quisiera
Malagueña salerosa
Y decirte niña hermosa

Que eres linda y hechicera
Que eres linda y hechicera
Como el candor de una rosa
Como el candor de una rosa

Con tus ojos me anunciavas
Que me amavas etiernamente
Que me amavas etiernamente
Con tus ojos me anunciavas

Ingrata me traicionava
Quando de ti estaba alcente
Quando de ti estaba alcente
De mi pación me burlaba

Besar tus labios quisiera
Besar tus labios quisiera
Malagueña salerosa
Y decirte niña hermosa

Que eres linda y hechicera
Que eres linda y hechicera
Como el candor de una rosa
Como el candor de una rosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário