sexta-feira, 20 de agosto de 2021

ALMA E VELHICE

 


ALMA E VELHICE.

26/01/2021

Pois é. Eu estive reparando que o meu corpo de 75 anos está uma tragédia: rugas, pelanca, manchas... barrigona...mas percebo que, por dentro, ainda me sinto jovem e disposto. 
Como resolver esse dilema? Não faço nem ideia, e não vou resolver isso até o final do texto, não. Mas isso também me fez pensar que é a melhor prova da existência da alma: dentro de você há algo que não envelhece, que está sempre disposta a viver uma vida agradável, alegre, jovial. É a nossa alma. Ela não envelhece. Ela fica marcada, é certo, por tudo o que fizemos na vida, mas não envelhece. 

E se nossa alma estiver "pesada" por causa de nossos pecados, peçamos perdão e recomecemos uma vida nova! Se você é católico, procure um padre e confesse todos os seus pecados. E se comprometa a viver um vida nova. A nossa alma merece! Ela não envelhece com o nosso corpo! 

Eu estava dizendo isso a uma amiga e ela me enviou um vídeo do Ronny Von, ex-cantor da jovem guarda, dizendo exatamente isso: ele se sente aos 25 anos, mas o corpo não obedece. 

Quando vamos explicar a existência da alma a alguém buscamos tantos argumentos eruditos e às vezes difíceis de se acreditar, enquanto temos um argumento tão simples: o corpo envelhece, mas a alma continua nos 25,30 anos. 

É sabido que, no céu, vamos ter o nosso corpo na idade em que desejarmos. Nossa Senhora, em suas aparições, não tem mais do que 19 anos de idade. Nosso corpo transformado, após a ressurreição, vai ser um corpo jovem. Pense nisso!

E antes que eu me esqueça, certa vez, no aniversário de minha irmã, na festa tipo "americana", minha tia, que não sabia ler, fez o ponche e colocou todas as bebidas que levaram. Resultado: apesar de suave para beber, estava incrivelmente alcoólico. E todos ficaram bêbados, inclusive eu, que já era maior de idade, talvez tivesse uns 20 anos. Pois bem: eu me lembro que, apesar de bêbado, havia lá bem no fundo de meu pensamento uma parte dele que não havia se embebedado. Era a alma. E todos os bêbados sentem uma parte deles que não está bêbada, mas não conseguem coordenar o corpo. 

A velhice e a bebedeira: dois caminhos diferentes que nos levam a um mesmo conhecimento: todos nós temos uma alma imortal, que não é feita de nenhum material desta terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário