quinta-feira, 23 de junho de 2022

SÍNTESE DOUTRINÁRIA - INTRODUÇÃO


1- INTRODUÇÃO

COMO LER AS CITAÇÕES BÍBLLICAS

Como ler as citações bíblicas:

Lc 18,1-8: Evangelho de S. Lucas, capítulo 18, versículos de 1 a 8

Lc 18,1.8; 19,1: Evangelho de S. Lucas, capítulo 18, versículos 1 e 8. Capítulo 19, versículo 1.

Lc 18,1.3-8: Evangelho de S. Lucas, capítulo 18, versículo 1 e versículos 3 a 8.

Ou seja: o ponto separa os versículos. A vírgula separa capítulo de versículos. O ponto e vírgula separa capítulos. O traço significa que devemos ler todos os versículos entre o primeiro e último número.


É POSSÍVEL SER LIVRE E FELIZ!


O único modo de ser livre e feliz é fazer a vontade de Deus e viver como ele nos programou. Fomos criados para viver a vida em abundância: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10b), mas independentes e livres de tudo: sem estarmos amarrados a nenhum vício, a nenhum tipo de vingança, de ódio, de maus desejos, de malícia, de gulodice, de vaidade, de orgulho, de autossuficiência, de egoísmo, de impureza, de preguiça etc.


Todos somos chamados à santidade (Mt 5,48; 1Pe. 1,16).

Não há outra maneira de ser feliz. Pecar contraria tanto nossa natureza como se lavássemos meias num liquidificador. Não dá certo! Se viermos a pecar, pedir logo perdão e recomeçar a vida.


O NOSSO AMOR POR DEUS:

Acontece quando obedecemos aos ensinamentos de Jesus. O maior mandamento dado por Deus e ratificado por Jesus é o amor a Deus e ao próximo: “Assim como eu vos amei, vós deveis amar uns aos outros” (Jo 13,34-35).

“Amar ao próximo como a si mesmo” (Mc12,28-34). Jesus nos manda amar até aos inimigos (Rm 12,19-20; Mt 5,44-48).


Isso é possível porque amar não é o mesmo que gostar. Amar é próprio da alma.

Gostar é próprio do corpo. Jesus não nos mandou gostar, mas amar, mesmo que não gostemos.


Amar é fazer tudo para que o outro possa aprender a agradecer a Deus, ir para o céu e realizar-se como pessoa.

Veja Rom 12-20: Se tratarmos bem quem nos odeia, isso vai levá-lo ao remorso e à conversão, como se tivéssemos colocado “brasas” de remorso em sua cabeça.

Leia e medite os capítulos 5,6 e 7 de Mateus, o Sermão da Montanha, que comentaremos logo adiante.

O MISTÉRIO DO SOFRIMENTO

Deus nos quer felizes (João 10,10b) mas permite os sofrimentos para purificar-nos, a fim de transmitir-nos a sua santidade e poder receber-nos no céu (Hebreus 12,4-13).

Ofereçamos, pois, todos os sofrimentos que não pudermos evitar como reparação de nossos pecados e para nossa santificação, pois “Coisa alguma imunda entrará na Cidade Celeste” (Apocalipse 21,27).


Jesus, Filho único de Deus, também sofreu muito para nos salvar. Às vezes sair de um sofrimento não depende de nossa fé em Deus, mas de sua Santíssima vontade. Se ele não nos libertou ainda de muitos problemas e de certas condições sofridas de vida, só ele sabe o porquê, pois “Deus é poderoso para realizar por nós, em tudo, muito além, infinitamente além do que pedimos ou pensamos” (Efésios 3,20).


Talvez se nos libertarmos do problema em questão não vençamos o pecado e desse modo não possamos ser recebidos no paraíso, que é o que Deus quer para nós. De nada vale vivermos libertos, saudáveis materialmente mas em pecado: viveremos bem esta vida, mas... e a vida eterna?


Cabe a nós confiarmos nele e aguardarmos com confiança, humildade e paciência a libertação. Deus sabe a hora certa para nos libertar. Não maldigamos a Ele e a ninguém, por pior que esteja nossa vida. Ainda podemos ser felizes!


OS CINCO PASSOS PARA UMA VIDA SANTA.

Eu costumo indicar cinco passos para quem quer levar uma vida mais santa:

1º PASSO – Rezar (orar) pelo menos uma hora diária ou, melhor que isso, 2 h 24 minutos, que corresponde ao dízimo de oração de um dia.

2º PASSO – Conhecer-se a si mesmo e aceitar os próprios desvios, fraquezas, problemas, vícios, limites, manias, preguiça, vaidade, prepotência, mentiras, orgulho etc., a fim de vencê-los aos poucos. Enquanto não aceitarmos humildemente reconhecer nossos limites e deficiências, não conseguiremos “alçar voo” rumo à santidade.

3º PASSO - Pedir perdão de tudo isso a Deus e pedir-lhe também força e coragem para mudar de vida.

4º PASSO – Ler a bíblia diariamente e outros livros católicos. A boa leitura converteu Santo Inácio de Loyola e muitos outros santos.

5º PASSO – Vigiar, além de orar, e pedir ajuda quando for preciso (Mateus 26,41). Sem a vigilância de nada valerá a oração. Em caso de muita dificuldade em deixar o pecado ou as más orientações de sua vida, procurar a ajuda de uma pessoa competente e capacitada, como um psicólogo cristão ou um sacerdote capacitado para direção espiritual. Repito: peça ajuda sempre que precisar!


A VIGILÂNCIA

Sem a vigilância a oração é fraca e não dá resultado. Jesus manda vigiar sempre. Com a vigilância vencemos todas as nossas más tendências e vícios porque não damos chance para o pecado.

Deus é todo – poderoso e pode nos livrar de todos os pecados e perigos, mas nós é que temos que lutar, demonstrando, assim, para Ele que queremos nos livrar daquilo. Temos o livre-arbítrio e Deus o respeita plenamente. Ele não vai lutar em nosso lugar.

O próprio São Paulo Apóstolo, que era um homem de muita fé, bem superior a nós todos, não conseguiu livrar-se de um problema narrado em 2 Cor 12,7 e teve que continuar vigiando e lutando.

Vigiar exige que nos conheçamos profundamente e aceitemos os próprios erros. Ou seja, exige muita humildade. Quem é vaidoso e orgulhoso nunca acha que vai cair, e acaba mesmo se esborrachando. Quantas vezes eu e você não fizemos isso? Enfrentamos o leão sem arma alguma e nos danamos.

Vigiar exige também que peçamos perdão das faltas que já cometemos. Isso mostra que não queremos mais cair naquele e em outros pecados. Evitaremos, então, as ocasiões de pecar, se soubermos os nossos pontos fracos naquele determinado assunto. Aliás, todos somos fracos! Não há uma só pessoa no mundo que seja forte. Há pessoas fracas e pessoas que rezam e vigiam. Os que não rezam são fracos. Os que rezam e vigiam se tornam fortes.

Vou dar alguns exemplos: o alcoólatra deve vigiar para não tomar o primeiro gole; o fumante que deseja deixar o vício deve vigiar para não fumar o primeiro cigarro; o diabético deve vigiar para não comer doce algum; quando você percebe que vai encontrar alguém com quem tem muita discordância e frequentes discussões, vigiar consistiria, se não der para não se encontrar com essa pessoa, precaver-se em conversar calmamente, em não discutir nem brigar. É como diz João 8,32: “A verdade vos libertará!”

Se você está a fim de meditar mais sobre esse assunto, eis algumas indicações:

Mateus 26,41; 1 Pedro 5,8-9; 1 Tim 4,16; Marcos 13,33-37; Apocalipse 16,15; Mt 5,13-19; 5,27-48; Colos 3,9; Rom 2,1-2;12,20; Mt 6,16-18; Isaías 58,6-10; Mt 7,1-5; Tiago 4,12; Mt 25,1-13; 24,42-44; Lc 12,35-40. Se vigiarmos, vamos conseguir cumprir tudo o que Jesus disse acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário