quinta-feira, 23 de junho de 2022

O PECADO, OS ANJOS, OS DEMÔNIOS

O PECADO, OS ANJOS, OS DEMÔNIOS

O pecado de Adão e Eva prejudicou toda a humanidade. Somos purificados dele, assim como de todos os demais pecados, pelo Batismo.

Há dois tipos de pecado: o mortal (grave) e o venial (leve). Para um pecado ser mortal, é preciso que tenha três quesitos:

1- Seja matéria grave;

2- Tenha sido feito com pleno conhecimento disso.

3- Tenha sido feito com pleno consentimento.

Por exemplo, matar uma mosca não é pecado grave (nem pecado leve), porque não é matéria grave e você sabe disso, embora tenha matado a coitadinha com pleno consentimento.


OS ANJOS DA GUARDA

Existem, sim! E estão sempre ao nosso serviço, embora não sejam obrigados a nos obedecer. Eles são submissos apenas a Deus. São dotados de inteligência e vontade.
São criaturas imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Eles intercedem por nós e nos ajudam em nossa caminhada na terra, nos inspiram coisas boas e o caminho certo, mas temos que pedir isso a eles.

Veja os textos sobre os Anjos da Guarda: Mateus 18, 10: ”Seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus” . Jesus não mente!

Atos 12,15:”Então é o seu anjo!” Pedro batia à porta, mas todos pensavam que ele ainda estava preso.

Gênesis 24,40: “O Senhor, em cujo caminho sempre andei, mandará o seu anjo contigo e fará bem-sucedida a sua viagem”.

Gênesis 48,16:”O anjo que me guardou de todo mal, abençoe estes meninos!”

Êxodo 23, 20-21:”Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei. Esteja de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque o meu nome está nele”

Sobre dar ou não nome ao nosso Anjo, a Igreja não permite.


OS DEMÔNIOS

Já os demônios são anjos, chefiados por Lúcifer (significa: o portador da luz!), que também desobedeceram a Deus e não o aceitaram. Jesus disse:”Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago!” em Lucas10,18. Dê uma olhadinha também em Apocalipse 12,7-9 (conta a história da expulsão do demônio do céu, por S. Miguel Arcanjo).

Como eu disse acima, Jesus venceu o demônio fazendo o caminho inverso deste e de Adão e Eva, ou seja, obedecendo ao Pai até à morte, e morte de Cruz (Filipenses 2,6-11).

Depois do Batismo somos perdoados dos nossos pecados pedindo perdão a Deus pelo sacramento da confissão, no caso dos pecados graves, ou por meio dos sofrimentos, penitências, orações e boas obras deste mundo, oferecidos com amor e arrependimento a Deus.

Sem a purificação não podemos entrar no céu, pois lá nada de impuro entrará, como diz Apocalipse 21,27. Cada um é responsável pelos seus atos!

Podemos vencer o demônio e o pecado com a vigilância e a oração, a penitência e os sofrimentos do dia a dia quando os oferecemos a Deus, e sobretudo nos esforçando para não pecarmos mais.

O demônio não pode nos obrigar a pecar. O poder de Deus é maior do que o poder do mal, e se confiarmos plenamente em Deus, ele nos ajudará a vencermos qualquer tipo de mal.

Veja Marcos 3,23-30.

Quando tiver um tempinho extra, leia: 1Jo 1,9; MT 16,18-19; Tiago 5,15; Gênesis 2e3; Lucas 10,18; Apocalipse 12,7-9; 1Coríntios 15,21-22; Filipenses 1,6-8; Provérbios 23,26; 1Pedro 5,8-9; Mc 1,12-13; Mt 4,1-11; Mt 12,31; Rom 3,23-24 (todos pecaram!), João 20,21-23; Mt 26,41 e Apocalipse 16,15 (Vigiar para não pecar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário