sábado, 7 de maio de 2016

O DIA DA MULHER, FRACASSO NA VOCAÇÃO


08/03/2106- 

Na revista Ultimato de março/abril 2016, nº 359, à página 12, vi uma pesquisa sobre a pastores evangélicos que deixaram o pastorado. A pergunta feita, nos Estados Unidos, era: “Por que você deixou o pastorado”?

Em relação aos padres é mais fácil imaginar o motivo, em sua maioria: o casamento. Mas em relação aos pastores, as respostas foram diversas: por mudança de chamado, por conflito na igreja, por finanças pessoais, por questões familiares, esgotamento (bournout).

Esses 734 pastores abandonaram o “pastorado”. Será que são mesmo esses os motivos que levam as pessoas a abandonarem o pastorado, ou o apostolado (na nossa linguagem)? Quantos padres deixaram o ministério!

Eu estava escrevendo isto quando um homem veio me pedir que opinasse sobre um poema que ele escrevera para o dia da mulher, que é comemorado hoje. Ei-lo:

“ Não quero que você me ame/ só pelo simples fato de te amar/; quero que me ame pelo simples fato de merecer te amar;/ não quero que se preocupe comigo só porque eu me preocupo com você; quero que se preocupe comigo/ porque faço da sua preocupação a minha própria!/ Não quero que chore por alegria ou até mesmo por tristeza por mim, / mas, se chorar, / chore por saber que eu estou sempre aí para enxugar, / com todo o meu amor e coração,/ suas lágrimas, / oferecendo sempre um ombro amigo/, para sempre desabafar./ Não peço e nunca irei pedir que você me ame/, mas farei por merecer ser amado por você/, sempre e no final,/ você apenas irá me amar,/ sem precisar falar ou mostrar./ Amor a gente não pede, não se mede,/ apenas deixa transparecer”.

Você gostou? Depois ele me mostrou as dez coisas que mais gosta em sua esposa. Veja se bate com a sua opinião sobre esse assunto:

1- Seu caráter incomparável
2- Seu carisma único no mundo
3- Sua beleza sem comparação
4- Guerreira sem limite quando quer ou acredita em alguma coisa
5- Nunca desiste de nada que acha certo
6- Uma mulher, mas sem perder o jeito e a essência da menina.
7- Nunca vê maldade em ninguém. Ajuda sem querer nada em troca.
8- Tem rostinho de criança, mas um corpo fenomenal de mulher.
9- Delicada e sensível, mas ao mesmo tempo a pessoa mais forte e correta que conheci em toda a minha vida.
10- O que mais adoro e admiro em você: ser sempre você mesma!

Diz uma música antiga de Carnaval que o casamento é uma loteria “pra quê, pra quê que eu vou casar”? Esse meu amigo, antes de ir embora, me disse que, se casamento fosse loteria, ele tinha ganhado a sorte grande. Fico feliz que existem casais que se amam desse modo!

Esse assunto combinou com o que eu estava falando, sobre o abandono do apostolado. O mesmo acontece com o abandono do casamento, as separações. Ambas as coisas aborrecem e perturbam muito a vida das pessoas envolvidas, tanto o abandono do pastorado como o abandono do esposo ou da esposa. 

Os padres não se casam justamente porque o casamento exige dedicação integral, 24 horas por dia, dificultando um pouco (ou muito) a vida dedicada ao sacerdócio, ao apostolado.

Creio que o “segredo” para que essas coisas não aconteçam, é a oração. A oração sustenta qualquer tipo de caminhada. Oração convicta, piedosa, realista e, principalmente, humilde.


A humildade é a fonte de nossa segurança. Colocar-se humildemente aos pés do Senhor, falando-lhe todas as nossas dificuldades. Ele nos prometeu, nos Evangelhos, que nunca iria nos abandonar. Nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário