sábado, 7 de maio de 2016

AS CATÁSTROFES, A CONTEMPLAÇÃO

- 31/03/16-


Dia quente, chove. Gosto muito da chuva, pois faz-me sair um pouco do mesmismo do meu dia a dia e me eleva até o céu. A oração sai mais facilmente e eu percebo de modo mais forte a graça de Deus em minha vida.


Pensei num fato curioso: chove tanto num convento, em que reina o amor de Deus em pessoas consagradas, como numa prisão, em que as pessoas estão pagando por crimes que teriam cometido.

Deus não faz acepção de pessoas e, enquanto vivemos, temos possibilidade de conversão, mudança de vida e salvação.

Na minha infância eu passava horas a ver a chuva caindo nas plantas e nas casas, e aproveitava para canas as músicas do meu tempo, e tocava gaita.

Olhando para a água que cai, vejo como eu mudei, embora a chuva continue caindo do mesmo jeito. Algumas dessas gotas até podem ser as mesmas daquele tempo, já “recicladas”. Como o tempo passa rapidamente! Precisamos aproveitá-lo bem! Quanto tempo perdido com discussões, veleidades, coisas supérfluas, até com pecados!

São Carlos de Foucauld morava no deserto e passava o tempo na contemplação de Deus e na acolhida aos inúmeros hóspedes que por ali passavam (chegava a 60 por dia), pois era um oásis no meio do deserto do Saara. Ele rezava oito horas por dia. Deus e o próximo: eis qual deve ser nosso objetivo!

Há um filme que intitula a vida do Irmão Carlos como uma “Vida Inútil”. Muitos acham inútil viver orando intensamente e servir aos irmãos. No Saara só chove duas vezes por ano.

Agora já estou no dia 01 de abril de 2015, sexta-feira. O noticiário da tevê disse que a chuva de ontem causou muitos estragos no outro lado da cidade. O que para mim foi uma grande alegria e paz, para muitos foi uma enorme tristeza! É como Deus: para os que nele confiam, é o Salvador; para os que amam o pecado, é considerado um carrasco. Alegria de uns, tristeza de outros.

Mesmo nos lugares em que a chuva fez estragos, Deus não em culpa! As autoridades é que precisam fazer todas as infraestruturas necessárias! A ganância e a má administração de alguns prejudicam a carência de outros, e estes sempre saem perdendo e vivem nesses lugares insalubres!

Deus respeita as escolhas humanas e não costuma agir desnecessariamente. Ele só age quando é estritamente necessário para alguma intenção superior que tem a respeito daquela(s) pessoa(s).


Quando Deus não nos livra de algum problema, dá-nos força necessária e sua graça para vencermos os obstáculos. Para Deus, o importante é que, após a morte, estejamos com ele no céu. É por isso que ele não interfere, a não ser às vezes, nos acontecimentos e catástrofes, como as causadas pela chuva. Deus nos ama a todos, sejamos nós pessoas santas, sejamos pecadores endurecidos. Deus ama até quem está no inferno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário