sábado, 7 de maio de 2016

NÃO TENTAR A DEUS


 12/04/16- 


O que é, realmente, tentar a Deus? Diz Mateus 4,7: “Respondeu-lhe Jesus (ao diabo): ‘também está escrito: não tentarás ao Senhor teu Deus”.

Jesus disse isso ao maligno quando esse lhe pedira para atirar-se do alto do Templo, que Deus mandaria anjos para segurá-lo e nada lhe acontecer.

Essa citação é do Deuteronômio 6,16: “Não tentarás o Senhor teu Deus como o tentaste em Massa”. Em Massa, Moisés batera duas vezes na rocha para obter água, e alguns dizem que é por isso que ele foi castigado em não entrar vivo na Palestina. Ele deveria ter batido uma só vez, demonstrando, assim, a confiança em Deus. Mas outros falam que Moisés foi castigado porque o povo não quis entrar em Canaã, negando, desse modo, o poder de Deus e o estariam tentando. (Também Êxodo 17,2.7 e Números 14,22).

Em Atos 15,10: “Agora, pois, por que tentais a Deus, impondo ao pescoço dos discípulo um jugo que nem nossos pais nem mesmo nós pudemos suportar”?
A Bíblia de Jerusalém diz:

“Tentar a Deus é intimá-lo a dar provas, exigindo uma intervenção ou um sinal”.
Eis as citações:

Atos 5,9: A história de Ananias e Safira, que pretenderam enganar, por meio dos Apóstolos, o Espírito Santo, presente entre os irmãos, aos quais eles mentiram.

Judite 8,11-17: Se Deus não os atendesse, eles iriam entregar a cidade aos inimigos. Vers. 15-17: “Se Deus não quer nos socorrer em cinco dias, ele tem poder para fazê-lo no tempo em que quiser, como também pode destruir os nossos inimigos! Não se encurrala a Deus como um homem, nem se pode submetê-lo como a um filho do homem. Por isso, esperando pacientemente a salvação dele, invoquemo-lo em nosso socorro. Ele ouvirá nossa voz, se for de seu agrado”.

Também Sabedoria 1,1-2: “Deus se deixa encontrar por aqueles que não o tentam, ele se revela aos que não lhe recusam a fé”.

Eu acho que ficou bem claro! Tentar a Deus é exigir que Ele nos faça algum bem, algum milagre, é achar que Ele tem obrigação de nos dar este ou aquele milagre.

Deus faz o que bem entender, nos ama apaixonadamente e está pronto para nos atender, mas do jeito e no tempo que Ele desejar. Diz Efésios 3,20,que Deus é poderoso para realizar por nós, em tudo, muito além, infinitamente além do que pedimos ou pensamos.

Disse bem Judite, no texto citado, que devemos invocá-lo e esperar pacientemente sua intervenção, no tempo e do modo como ele desejar.

O que pensar dos que “determinam” a graça de Deus, como se vê em algumas religiões (por exemplo, o R.R. Soares) e mesmo em alguns grupos da Igreja Católica (como alguns da RCC)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário