segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O TÉDIO

O TÉDIO DA VIDA

Chamado assim pelos monges antigos, “Tedium Vitae”, o tédio que nos assalta às vezes ou sempre, é um perigo muito grave para as pessoas incautas.
As pessoas que vivem sozinhas têm que tomar muito cuidado com esse tédio, para não cair nas ciladas do maligno. É por causa desse tédio que muitas pessoas entram nas drogas ou no alcoolismo, ou adquirem vícios variados, como o jogo descontrolado, a mania de fazer compras (quando se tem dinheiro), mudanças desnecessárias, trocas insatisfatórias e tantas outras coisas.

É preciso adquirirmos, além de um hobby (um passatempo ou um artesanato), o hábito da oração. Sempre que estiver livre, pratique esse hobby ou entre em oração. A oração nos liga a Deus, que renova todas as coisas. Mas... rezar o quê?

Há várias sugestões:

1)- No monaquismo antigo, os monges rezavam o dia todo, durante o trabalho e no tempo livre, as jaculatórias (pequenas orações do tamanho de uma frase), como esta: “Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, tende piedade de mim pecador”.

Esse tipo de oração é ótimo para quem ainda não tem o hábito de rezar e quer adquiri-lo, pois aos poucos induz a pessoa pouco a pouco a um tempo maior de encontro com Deus.

2)- São João Maria Vianney, o “Cura D'Ars”, durante um tempo teve que substituir alguns padres doentes das proximidades de sua paróquia e dava longas caminhadas, rezando, e dizia que o tempo passava depressa. E passa mesmo!

O tédio da vida está, pois, aliado ao ócio, ou seja, a não ter o que fazer. Caminhar rezando o terço, por exemplo, ajuda muito.

3)- Adquira o costume de fazer a hora santa, em casa mesmo. Utilize livrinhos, até conseguir o costume de orar espontaneamente. “Rezar é olhar para Deus, amando-o”, dizia o Pe. Carlos de Foucauld. O Cura d'Ars dizia quase a mesma coisa: “Rezar é olhar para Deus, sabendo que ele está olhando para mim”.

4)-Faça a leitura orante da bíblia. Neste blog há um método, no índice, sob o título “Orações”. Consiste em ler um trecho da bíblia, refletir sobre ele, contemplar o que ele diz, rezar a partir do que se refletiu e se contemplou, e partir para a prática.

O tédio da vida nos leva, mais do que outras coisas, ao pecado. Combatê-lo e vencê-lo já é uma vitória muito importante para nossa vida a caminho da santidade.

Quanto ao hobby, que ele não comece a ocupar de modo fanático sua vida, a ponto de levá-lo(a) a deixar de lado a oração. Crochê, artesanato com barro, tapetes, pintura, cerâmica, bordado, artesanato em geral, são coisas que podemos aprender a fazer para uma vida sem tédio, como faziam os monges, cujo lema até hoje é “Reze e Trabalhe” “Ora et Labora”.

Há também muitos doentes e pobres precisando de nossa visita. Essas visitas nos ajudam muito a vencer o tédio.

Não perca tempo na televisão! O Pe. René Voillaume dizia que quem passa horas vendo tv, dificilmente terá tempo para rezar.

Sobretudo, adquira o costume de ler livros bons e isso fará você crescer espiritualmente e não ter problemas com o tempo.

(12/10/16
 

Quem já não sentiu tédio alguma vez em sua vida?
Gostei do conselho do Cônego Celso Pedro, num comentário da agenda bíblica de 2018: “Não tem o que fazer? Reze! Não sabe o que rezar? Reze o Pai-nosso”!
Quantas vezes, para passar o tédio, caímos em vícios ou comemos muito, ou fazemos coisas absolutamente inúteis!
São Carlos de Foucauld diz, sobre isso:
“O Senhor pedirá contas, no dia do Juízo, de toda palavra inútil, não somente das palavras inúteis ditas aos outros, mas também das palavras inúteis ditas a nós mesmos. Para que serve a solidão, se nós nela passamos nosso tempo, não para nos entreter com Deus, mas para ter conosco mesmos longos colóquios sobre coisas inúteis, mundanas, às vezes até más”? (do dia 17 de dezembro, do livrinho “Pensamentos do dia a dia”).
É preciso encontrarmos coisas úteis para fazer no dia a dia, sempre procurando ter nossa mente em Deus em tudo o que fizermos.
A leitura ajuda, mas não há nada melhor para tirar o tédio do que fazer algum trabalho manual, seja com a terra (horta, jardinagem), seja crochê ou tricô, pequena marcenaria, decoração, limpeza da casa etc.
Uma boa caminhada diária também é muito importante!
É... vamos procurar eliminar o ócio de nossa vida, para não cairmos em momentos de tédio. Vale a pena viver, mas numa vida dedicada a Deus e ao próximo. Não tem o que fazer? Enjoou de ler? Reze o Rosário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário