segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

SÓ POR HOJE


Esse é o segredo dos santos: viver o dia-a-dia, viver bem só por hoje. Santa Faustina Kowalska escreveu sobre isso:
“Só aprecio a hora presente. O futuro me dá medo, e não sei se ele existirá para mim. Não tenho o poder para mudar o passado. Confio-o, pois, a Deus. Oh! Momento presente, tu me pertences completamente. Desejo utilizar-te tanto quanto possa!”.


Muitos vivem pensando tanto no passado e no futuro que acabam não vivendo o presente e, portanto, não terão um bom futuro, que já é preparado hoje. Por exemplo, se cada dia você não fumar nenhum cigarro, nunca será um fumante. Assim também é em relação à bebida: um alcoólatra que se preocupa em não beber hoje, e a cada dia renova seu propósito, nunca voltará a beber, embora continue com a tendência para a bebida.


Eu parei de levar máquinas fotográficas nos meus passeios justamente por causa disso: eu ficava tão preocupado em tirar fotos que não “curtia” a paisagem. Ou seja: você tem fotos suas de um passeio do qual realmente não participou!


Outro defeito nosso é quando falarmos do passado ou do futuro sem aproveitarmos o presente. Quando estamos comendo um tipo de comida, por exemplo, e conversando sobre um outro. Estamos comendo pernil e falando sobre “aquele” peru assado do Natal passado. É preciso nos acostumar a apreciar “aquela” comida que está à mesa. Se comermos uma e falamos sobre outra, não aproveitamos nenhuma das duas. Talvez quando comermos essa outra, iremos nos lembrar “daquele” pernil.


Só por hoje vou ser feliz. Só por hoje vou tratar bem aos demais. Só por hoje não vou pecar. Só por hoje estou doente. Só por hoje estou vivendo. Só por hoje ficarei sóbrio. Só por hoje não vou fumar. Só por hoje eu vou aguentar as asneiras do meu cônjuge (ou as dos meus filhos, pais e amigos). SÓ POR HOJE.


Esteja você onde estiver sempre procure "curtir" esse lugar e esse tempo. Pensem o que pensem, mesmo sendo um tempo ruim, é um tempo de suas vidas, que viveram intensamente, em que talvez aprendam a amar Jesus.


Você vai ter certeza de que está fazendo a vontade de Deus. Basta não pecar e aproveitar o tempo. Estar em comunhão com outros sofredores e até injustiçados. Incluo aqui, além dos doentes e dos pobres, os cegos. Eles não podem aproveitar as belezas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário