sexta-feira, 24 de novembro de 2017

MEDO POR QUÊ?



13/11/17

Muitas vezes tenho sentido medo incrível do juízo particular, após a minha morte, e, por consequência, do juízo final.

sábado, 26 de agosto de 2017

A VIDA RELIGIOSA


Vida religiosa é a vocação de pessoas que vivem em pequenas comunidades, numa congregação religiosa, fazem os três votos: de castidade, de pobreza e de obediência (algumas fazem um quarto voto, que varia de congregação para congregação) e obedecem a um superior local, que, por sua vez, obedece a um superior regional e nacional.

domingo, 13 de agosto de 2017

O JULGAMENTO APÓS A MORTE



13/10/17
A coisa mais certa desta vida é a morte. E a coisa mais certa depois da morte é o Julgamento a que nós vamos nos submeter. 

segunda-feira, 26 de junho de 2017

TOQUINHO, O PARDAL



Na hora do almoço da firma onde eu trabalhava quando jovem, costumava sentar-me num local gramado e arborizado, com um colega de trabalho. Assim como eu, ele gostava de poesia, música, filmes, livros, cultura em geral. Conversávamos longamente nessa hora de descanso.

DONA VALDEVINA MESSIAS



            

   
Dona “Divina”, como era chamada, era a mãe do Pe. Zezinho (José Fernandes de Oliveira). Eu estava morando, na época, no mesmo bairro em que vivia uma meia-irmã dela, a D. Sebastiana .

PE. CARLOS OPTIMO GALLO



Era um padre magro, franzino, baixinho, da Consolata, e muito santo. Ao encontrar-se conosco, falava: “Caríssimo!” e dava-nos um tapinha no rosto, às vezes apoiando-se num de nossos braços. Tinha câncer no estômago e era capelão do Hospital da vila onde morávamos.

SR. DITO LIXEIRO


Foi nesse tempo que o Sr. Benedito viveu. Ele deve estar aí no meio desse pessoal

DONA ROSA PEREIRA


"Dona Rosa dos Padres"-

Esse era o apelido da Dona Rosa. Ela era o apoio do pároco e de todos os outros padres que iam ao lugarejo.

domingo, 21 de maio de 2017

ANGÉLICO


PEQUENO CONTO

Luíza fazia crochê na sala, ao lado de seu esposo Antônio, que lia o jornal do dia. O filho deles, Luís, dormia em seu quarto.

ADÁGIO DE ALBINONI

                          

(Leia a historinha ouvindo o famoso "Adágio de Albinoni", com órgão e orquestra). 
(Há também outra versão muito bem tocada: https://youtu.be/ye5JlhAyYhg)

sábado, 20 de maio de 2017

TESTEMUNHAS DA MISERICÓRDIA

03/02/16

Deus sempre perdoa. Todos nós que fomos perdoados e acolhidos por ele, somos testemunhas de sua misericórdia.

ESCRITO NO CÉU

(outubro 2016)

Em Lucas 10,17-24), Jesus diz aos setenta e dois discípulos para se alegrarem não por eles poderem vencer os demônios ou pisar em cobras e escorpiões, mas porque seus nomes estão escritos nos céus. Como fazer para ter o nome escrito no céu?

O TESTAMENTO DE JESUS


(out. 2016)

O comendador Justino (nome fictício), riquíssimo, deixou toda a sua imensa fortuna para os dois filhos e três filhas que tinha, mas colocou uma condição para que eles tivessem direito à herança: conviverem um determinado número de anos juntos, sem brigas, com amor, honestidade, sinceridade, sem esbanjamento, com muita pureza e simplicidade.

CATÓLICOS ATÉ QUE PONTO?

(Set. 2016)

Até que ponto nós somos católicos? No quê realmente acreditamos? O que realmente entendemos dessa religião?

A DEPRESSÃO DOS FAMOSOS


(Set. 2015)

Pode ser que eu esteja errado, mas penso que a depressão seja uma doença mista, ou seja, provêm em parte de algum problema no cérebro e, ao mesmo tempo, de algum problema psicológico.

"NINGUÉM TIRA A MINHA VIDA"



Esta é a frase dita por Jesus em João 10,18: “Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho o poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai”.

VIVER O DIA DE HOJE



Um dos aspectos da simplicidade é viver o dia de hoje, o presente. Não se preocupar com o passado, que não mais dominamos, nem com o futuro, que desconhecemos porque ainda não existe, e depende de minhas decisões de agora.

TRISTEZA BOA E TRISTEZA MÁ –

julho 2014

São Paulo diz em 2Cor7,10:” Com efeito, a tristeza segundo Deus, produz arrependimento que leva à salvação e não volta atrás, ao passo que a tristeza segundo o mundo produz a morte”.

AUTO-AJUDA



Os livros sobre autoajuda estão entre os mais vendidos no mercado livreiro. Muitos buscam orientações sobre o que fazer e o que deixar de fazer. Por outro lado, outros detestam esse tipo de publicação e fogem disso como o diabo foge da água benta.

O CORAÇÃO DE JESUS


AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 

(baseada na oração de um antigo devocionário, atualizada por nós)


Senhor Jesus, vós nos destes uma prova de amor concreta, consistente, sem possibilidade de refutação, que é ter se deixado trucidar por nosso amor! 

MISSA DE ANGELIS


Essa Missa, em latim, era a mais cantada nos tempos em que a Missa era rezada em Latim. 

EXPERIÊNCIA CISTERCIENSE


MISSA DE ANGELIS- (YouTube)

Um amigo meu fez uma experiência monástica num mosteiro que fica no interior do Estado. Ele quis fazer uma experiência de vida contemplativa.

MOMENTOS DE DESERTO


As fraternidades Jesus-Cáritas, baseadas no carisma de São Carlos de Foucauld, têm, em seu diretório, a orientação para que todos os seus membros façam um dia mensal de deserto.

A TATUAGEM DE DEUS

           
"Eu te tatuei na palma de minha mão"! (Isaías 49,16).

DIANTE DO SACRÁRIO


Durante uma Hora Santa, diante do sacrário, minha mente viajou um pouco até o deserto do Saara, em Tammanrasset e Assekren, onde nosso querido irmão Carlos de Foucauld fazia suas horas santas, mais santas e prolongadas que as minhas.

COMO FUNCIONA A NOSSA MENTE


Este texto não é um trabalho científico, mas apenas uma reflexão sem maiores pretensões.

CAÍMOS POR ESTARMOS EM PÉ


07/07/12-

Estava fazendo a Via Sacra, dentro da Hora Santa quando, na terceira estação, a queda de Jesus, veio-me à mente o fato de que, se Jesus caiu no caminho do Calvário, é porque Ele pegou a Cruz: ele não a recusou! É porque Ele estava de pé! Se Ele não a tivesse pegado, nunca teria caído!

AMOR ETERNO


(29/07/2012)

“Eu te amei como amor eterno” (Jer 31,3), diz Deus ao profeta Jeremias. Deus nos amou muito antes que nascêssemos! E disse ainda em Jer 1,5: “Antes mesmo de te modelar no ventre materno, eu te conheci: antes que saísses do seio, e te consagrei. Eu te constituí profeta para as nações”.

SOMOS TÃO POUCOS!


28/01/16
Quando estamos desanimados porque parece que estamos levando o mundo nas costas;

quarta-feira, 17 de maio de 2017

OS GIRASSÓIS


Os sinais de Deus são diferentes para cada pessoa. O cravo na janela, para um homem que seja cansado do trabalho, pode fazer lembrá-lo de que aquele é o aniversário de seu casamento, e que fora colocado ali por sua esposa! Aquilo só teve sentido para ele! 

domingo, 14 de maio de 2017

A VESTE DA NOIVA



APOCALIPSE 19, 7-8:

“Fiquemos alegres e contentes, e demos glória a Deus, porque chegou o tempo das núpcias do Cordeiro. Sua esposa já se preparou. Foi-lhe dado vestir-se com linho brilhante e puro”. O linho significa as obras justas dos santos”.

sábado, 13 de maio de 2017

CHIQUITO, MEU PORQUINHO



Um amigo de meu pai criava porcos em seu sítio. Havia lá uma porca muito gorda que dera cria: 12 leitõezinhos. Infelizmente ela deitou em cima de 11, matando-os, só sobrando um.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

AO COMUNGAR, CUIDADO!

03/04/2017

Precisamos ter muito cuidado ao comungarmos. Estamos recebendo o Corpo e o Sangue de Jesus de modo real, verdadeiro. Não podemos deixar que partículas do pão consagrado caiam ao chão. Jesus se deixou ficar entre nós na Eucaristia de modo muito indefeso.

DIA 25 DE MARÇO -ENCARNAÇÃO DE JESUS


Eu já falei sobre a A Encarnação(clique no link para acessá-la). Hoje eu quero falar sobre a data em que comemoramos essa festa, nove meses antes do Natal, seguindo o tempo da gestação humana.

IMITANDO VERÔNICA

(set 2016)

Ao meditar a Via Sacra deparei-me com uma coisa que resolve muitas de nossas dúvidas: se não podemos evitar a crucifixão de Jesus, como os que acreditaram nele e o seguiram na Via Crucis, pelo menos imitemos Verônica, enxugando seu rosto, confortando-o na caminhada para o Calvário.

O EREMITA DE MINAS


12/10/16
Eu já era sacerdote quando resolvi passar alguns dias em Minas Gerais. Fiz isso, depois, várias vezes. Não me recordo das datas, mas acho que foi no final dos anos setenta.

CONFIAR NO PERDÃO

Parece que não acreditamos quando lemos na bíblia e ouvimos da Igreja a grande verdade de que Deus perdoa realmente as nossas faltas e se “esquece” delas.

ILUSÃO E REALIDADE

03/02/16

Neste mundo vivemos entre a ilusão e a realidade. O perigo é vivermos a ilusão e descartarmos a realidade!

quinta-feira, 20 de abril de 2017

AÇÃO CATALIZADORA


2015
Nossa ação provoca a ação de Deus. Nós damos o primeiro passo para respondermos ao convite de Deus em determinada ação e Deus faz o resto.

AS PENAS DO ESCRITOR

Uma das "penas", ou seja, um dos problemas do escritor é o fato de ninguém conhece realmente ninguém.

A PALAVRA ESVAZIADA

(17/04/15)

Costumamos usar de subterfúgios para mal entender a palavra do Senhor. Relutamos em dar explicações que nos deixem mais à vontade, sem precisar nos desinstalar de nossa vidinha tíbia e medíocre!

A MÍDIA NOSSA DE CADA DIA

O que vos digo às escura, dizei-o à luz do dia: o que vos é dito aos ouvidos, proclamai-o sobre os telhados” (Mt 10,27).

MEU FILHO CAIU. E AGORA?


(setembro 2016)

Meditando as 3ª. 7ª e 9ª estação da Via Sacra, vemos que Jesus caiu por três vezes e por três vezes levantou-se.

O ESTABILIZADOR DE ENERGIA


22/10/16

Quando criança morávamos num lugar em que a energia não passava de 90 volts.

O PECADO DO MUNDO E O NOSSO

NÓS E O PECADO DO MUNDO

Recebi um e-mail falando sobre a preocupação do papa e de muitas autoridades eclesiásticas em relação ao medo de um novo Cisma na Igreja Católica.

SENTIMENTO DE CULPA


É aquela obsessão que não nos deixa viver em paz: coisas do passado que, mesmo não mais existindo, ainda apertam o nosso coração. Acabam impedindo nossas ações no tempo presente de nossas vidas.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

MUNDO, MUNDO...

(24/07/2015)

“Mundo, mundo, vasto mundo, seu eu me chamasse Raimundo, seria uma rima, não uma solução” (Carlos Drumond de Andrade).

AMOR-GRATIDÃO


Quando oferecemos uma oração, um benefício, uma ação social a Deus, uma penitência, dizemos que fazemos aquilo “por amor a Vós, Senhor”!

SUPERANDO AS DIFICULDADES

Qual é a sua dificuldade? Você culpa alguém ou a algum acontecimento, ou as estruturas de poder, ou as influências genéticas ou as deficiências de seus pais? 

OS MARGINALIZADOS

Há vários grupos de pessoas marginalizadas na sociedade.

OS PORÕES DA HUMANIDADE

A humanidade é constituída de muitos tipos de pessoas. Há pessoas que buscam a santidade, sejam cristãos ou não, e pessoas que vivem achando que só vão viver esta vida, ou seja, que tudo acaba com a morte.

JOIO, TRIGO, OU AMBOS?

É costume entender a parábola do trigo e do joio como Jesus a explicou, mas sem aplicá-la à nossa vida de hoje (Mt 13,24-30 e 36-43).

TEMPERAMENTO E CARÁTER


Temperamento é o conjunto de tendências com o qual a gente nasce.

DEIXAR-SE AMAR

Não só amar, mas deixar-se amar: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir-me a porta, cearei com ele e ele comigo” (Apoc. 3,20). Deixar que Jesus entre em nossa vida e nos ame!

O ÚLTIMO LUGAR


Estar no último lugar não é estar preso, ou doente, ou entrevado numa cama, ou não ter onde dormir, ou não ter o que comer, o precisar catar lixo para poder viver! Estar em primeiro lugar não é ter poder, nem ser rico, nem ser famoso, nem ser a rainha da Inglaterra, ou o presidente, ou estar livre!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

sábado, 7 de janeiro de 2017

EPIFANIA DO SENHOR



EPIFANIA DO SENHOR 06/02/2013

MATEUS 2,1-12

A festa de hoje refere-se à manifestação de Jesus Cristo a todos os povos pagãos (=nações) simbolizados pelos três magos. Os três presentes que eles deram são altamente simbólicos: Incenso: Jesus é Deus; Ouro: Jesus é rei; Mirra: Jesus é homem.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017