terça-feira, 3 de janeiro de 2017

SONHOS

Os sonhos são muitas vezes levados a sério como premonições. Não é bem assim.
O sonho é um trabalho conjunto do consciente e do inconsciente. O Inconsciente teima em colocar na sua mente coisas passadas, frustrações, remorsos, intimidades. O Super-Ego, que corresponde a tudo o que você aprendeu e assimilou como certo e errado (simplificando a definição), procura disfarçar o sonho por meio de símbolos, a fim de que você possa dormir tranquilo. 


Desse modo, se você está amando, por exemplo, a namorada de seu amigo, você nunca vai sonhar que está com ela numa conversa intima. O Super-Ego vai fazer você sonhar que seu amigo está viajando, ou mesmo morreu, e você está consolando a namorada dele. Assim você não se sente culpado e pode continuar o sono em paz. 

Nos pesadelos acontece diferentemente: o Super-Ego acorda você a fim de que, por exemplo, você não morra do coração.

Uma escada, para o Joãozinho, pode significar alegria ou lembrança de sua avó, pois ele a usava para "roubar" biscoitos que ela escondia na prateleira de cima. Para o Pedrinho, pode significar tristeza e perigo, pois ele caiu da escada, um dia, e quebrou o braço. Os sonhos de ambos podem ter sido com escadas, mas, como você pode ver, têm significados diferentes.

Pouquíssimos sonhos são presságios, e para pouquíssimas pessoas. Minha mãe era uma delas. Ela sempre sonhava com coisas que ia acontecer, e realmente aconteciam. Mas, como disse, são raros. 

Para evitar pesadelos, evite dormir de barriga cheia!

E um "engraçadinho" disse (como eu li em algum lugar):

"NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS! SE ELE ACABOU NUMA PADARIA, PROCURE EM OUTRA"! (Aparício Torelly)

Nenhum comentário:

Postar um comentário