sábado, 20 de maio de 2017

MOMENTOS DE DESERTO


As fraternidades Jesus-Cáritas, baseadas no carisma de São Carlos de Foucauld, têm, em seu diretório, a orientação para que todos os seus membros façam um dia mensal de deserto.
Eu, pessoalmente, sempre tive uma dificuldade imensa de fazer o dia todo de deserto. Prefiro fazer, mais vezes, momentos de deserto, com duração de uma ou duas horas, ou mesmo a metade de um dia. Acho mais produtivo!

Quanto a fazer o dia todo, das 8 às 16 h, por exemplo, poderia ser feito nos dias de retiro e de assembleia das fraternidades e um dia por semana no mês de Nazaré (é um mês de trabalho braçal, oração e reflexão).

Procuro fazer pelo menos a manhã de deserto aos sábados, e isso tem-me ajudado muito, nos últimos anos. Eu emendo o momento de deserto com a Hora Santa.

Não consigo me isolar do barulho de onde moro, nem ficar sozinho, mas o próprio Jesus teve que se acostumar a isolar-se mesmo no meio de muitas pessoas e confusão, como lemos em Lucas 9,18: “Estando Jesus orando A SÓS, no MEIO dos discípulos...” Ou seja, ele se isolou apenas mentalmente, mas continuou materialmente no meio da multidão.

Acredito que seja uma solução para os que não encontram um dia todo para isolar-se no dia de deserto, principalmente porque os momentos de deserto podem ser feitos mais amiúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário