segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

SUPERANDO AS DIFICULDADES

Qual é a sua dificuldade? Você culpa alguém ou a algum acontecimento, ou as estruturas de poder, ou as influências genéticas ou as deficiências de seus pais? 
O Rabino Jonathan Sacks, no livro “Para curar um mundo fraturado” (Ed. Senfer, 2007,pág.183), diz: “ Há estruturas de poder, mas podemos permanecer fora delas. Há influências genéticas em nossa conduta, mas podemos dominá-las. Nós somos formados por nossos pais, mas podemos ir além deles”! 

Somos criados em meio a leis, normas de conduta, preconceitos, paradigmas que as pessoas acham que não podem ser mudados, que nos desviam de nossas capacidades e possibilidades, de nosso crescimento de acordo c om a vontade de Deus a nosso respeito. 

Os psicólogos dizem que podemos vencer os paradigmas, ou seja, os “padrões” de conduta que limitam muito nossas ações e são tidas como imutáveis. 

Os atletas mostram isso quando vencem os próprios recordes e outros recordes mundiais em suas atividades esportivas. Na vida psicológica, material, espiritual, social, isso também é possível. 

Acontece que vemos muitas pessoas culpando tudo e todos pelas suas dificuldades, traumas, decepções, fracassos e insucessos. 

O demônio vem em 1º lugar no que se refere a “costas largas”. Colocam tudo como culpa dele! É fácil e cômodo tirarmos o nosso corpo de nossas responsabilidades pessoais e culparmos os demais: acalmamos, mas de modo artificial e mentiroso, a nossa consciência. Se disso resultar um pouco de paz, é falsa, fajuta, artificial. 

Santa Catarina de Sena insiste muito no que ela chama de “autoconhecimento”. É o hábito que devemos adquirir de nos conhecermos melhor e, humildemente, termos coragem de admitir nossos defeitos, nossas falhas, nossos pecados, sem máscaras, sem subterfúgios, sem “enrolação”. Sem a humildade isso nunca será possível: sempre procuraremos nos desculpar pelas besteiras e asneiras que fazemos. Tomar conhecimento de quem realmente somos e assumir isso tudo é a chave para mudar nossa vida, melhorar e vencer as dificuldades. 

Ouçamos o que as pessoas dizem de nós, e reflitamos sobre isso! Pode ser que as pessoas estejam pelo menos com uma parte da verdade a nosso respeito! Não fujamos de nossos problemas. Procuremos os meios disponíveis. Peçamos ajuda! Confiemos em Deus, para que ele possa nos ajudar. Vivamos bem o dia de hoje! O ontem já passou, o amanhã ainda não chegou! Deus nos ama como somos, mas se o deixarmos, ele pode nos mudar no que ele quer que sejamos. Uma coisa é certa: sozinho nunca venceremos nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário