domingo, 20 de dezembro de 2015

MUITO ALÉM DO HORIZONTE

(veja também a poesia do mesmo assunto, na seção de poesias)


“Como poderia uma águia explicar a uma galinha como é voar nas alturas?” (pergunta o Frei Carlos Mesters). E agora pergunto eu: como poderia um peixe em desova explicar aos sapinhos que moram na nascente de um rio, do qual ele veio, como é viver na imensidão das águas do rio? Como você poderia ensinar um cego de nascença a distinguir as cores?

Da mesma forma, como poderia Jesus, que como Deus vivia no céu, nos mostrar a magnitude e a beleza do céu, da vida eterna?

Conversei ontem com um adventista que tentava me convencer que não devemos esperar nada mais do que está escrito na bíblia. Deus é aquilo que mostra a bíblia, ou seja: os maus vão queimar no inferno para sempre, inclusive o demônio, sem perdão, sem chance alguma. Eu tentei explicar-lhe que Deus é muito, muito, muito mais do que nos mostra a bíblia! Tentei lhe explicar que a misericórdia de Deus é infinita, e que para ele nada é impossível, mesmo a conversão e a felicidade eterna do próprio demônio!

A bíblia é inspirada por Deus, mas com palavras humanas, que não conseguem abranger toda a sua magnitude e divindade. É uma pequena parte da tradição oral. É a ponta do Iceberg que é o Reino de Deus.


Por mais que nossa imaginação tente, nunca vamos sequer imaginar a doçura, a paz, a suavidade, a grandeza da vida celeste.

Se conseguíssemos vislumbrar uma bilionésima parte do que é o paraíso, já estaríamos convertidos há muito tempo!

São João Bosco tinha sonhos proféticos. Um deles, por exemplo, foi o de que seria construída uma cidade no coração do Brasil (que sabemos hoje que é Brasília).

Certa noite ele sonhou com seu ex-aluno, São Domingos Sávio, que lhe mostrou, no horizonte, uma fagulha de luz que deixou S. João Bosco com os olhos ofuscados por uma semana. S. Domingos Sávio lhe disse, então, que aquele minúsculo foco de luz era infinitamente menor do que a luz de Deus, mas com ele se poderia iluminar o universo todo (Apoc 22,4-5)

Amigos (as, nossa mente, nosso coração e nossa alma devem ir muito além do horizonte bíblico para captarmos um pouquinho da misericórdia e da magnitude de Deus.

Jesus não conseguia mostrar com palavras essa realidade: usava parábolas. São Paulo disse que esteve no céu, mas não conseguia explicar com palavras o que vira. A coisa é séria e verdadeira! Tudo é possível para Deus, acreditem nisso!

A bíblia nos fala que quando Jesus disse ser mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino do céu, os discípulos lhe perguntaram: “Então, quem pode salvar-se?” Jesus lhes disse:” Aos homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível!” (Mt 19,25-26).

Temos uma maneira pão -dura e mesquinha de ver os desígnios de Deus a nosso respeito. Como diz Isaías 55,8-9, “Com efeito, meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são os meus caminhos, diz o Senhor. Quanto os céus estão acima da terra, tanto meus caminhos estão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos”.

Isso me faz muitas vezes olhar as belezas do mundo como se fossem uma flor murcha, em vista da glória que Deus quer nos mostrar, e que vale a pena viver a santidade. Já S. Paulo dizia que para ele tudo era lixo (esterco) em vista do que Deus estava preparando no céu. E você, o que diz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário