sábado, 26 de dezembro de 2015

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

NATAL INTERROMPIDO


11/11/15
Tudo estava sendo preparado para o dia de Natal, naquele dia 24 de dezembro. Dona Luíza, atarefada, não dava conta de ralhar com Ricardo, 10 anos, e Mafalda, 8 anos, seus filhos, que brincavam no quintal.

A VELHA E O ANJO


11/11/15
Josefa e Mário casaram-se jovenzinhos, mas foram muito felizes. Na cidadezinha rural em que viviam, todos os conheciam e os amavam.
Tiveram dois filhos, que os amavam muito.

A BRUXA E A FADA

11/11/15
Há muito tempo atrás havia uma rainha muito rica, chamada Eloísa, que morava num palácio bonito, numa terra de pessoas quase sem instrução. Seu esposo, Eleutério, vivia fazendo longas viagens, deixando-a sozinha e solitária. Não tinham filhos.

O LITRO DE ÓLEO


12/11/15 
 José era um operário que vivia coma esposa e três Filhos numa vila industrial, casas construídas pela fábrica local.

A COR DOS OLHOS DE JESUS

12/11/15
Eliab e Medrad eram ladrões convictos. Viviam no tempo em que Jesus pregava o Evangelho, e frequentavam algumas das cidades em que Ele passava, quando queriam roubar. A multidão que se apinhava em volta dele era grande, mais fácil de ser roubada.

O CAPOTAMENTO

11/12/15
Luís era católico bastante praticante. Gostava de ajudar os pobres. Fazia visitas semanais aos doentes e, como vicentino, visitava regularmente a famílias cadastradas.

O LIVRO DE CARLOS


26/12/15
Carlos, último ano de História, estava escrevendo um livro sobre os destinos da terra se continuarmos a viver como estamos vivendo. Na biblioteca da faculdade, onde estava pesquisando, cochilou e deixou cair no chão sua caneta.

O IRMÃOZINHO PRESO


 20/04/16- (HISTÓRIA VERÍDICA)

Os Irmãozinhos de Jesus são um grupo de homens que vivem a pobreza segundo a concebeu o Irmão Carlos de Foucauld. Por causa dessa pobreza radical, têm poucos seguidores.

O MILIONÁRIO E O OPERÁRIO


(Baseado numa poesia de Fidêncio Bogo)

Havia no interior um milionário que dominava a cidadezinha. Sua mansão tinha piscina, chafariz, jardins floridos, haras, um pequeno campo de futebol de salão e basquete, uma linga gruta dedicada a Maria, uma sebe florida como cerca. No interior da mansão havia vinte cômodos com vários banheiros, incluindo salão de festas.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

ESTUDANTE DE 98 ANOS


“Sei que a minha idade não me dá muito prazo”, diz. “Por isso o que eu quero é ser útil a quem me procurar, compartilhar o conhecimento. Se eu não souber responder algo, vou orientar a pessoa a buscar quem saiba.”

domingo, 20 de dezembro de 2015

UM PINTASSILGO DIFERENTE


Meu pai criava passarinhos e, entre eles, um pintassilgo que alguém lhe dera. Era muito bonito e cantava maravilhosamente. Entretanto, estava muito solitário.

MUITO ALÉM DO HORIZONTE

(veja também a poesia do mesmo assunto, na seção de poesias)


“Como poderia uma águia explicar a uma galinha como é voar nas alturas?” (pergunta o Frei Carlos Mesters). E agora pergunto eu: como poderia um peixe em desova explicar aos sapinhos que moram na nascente de um rio, do qual ele veio, como é viver na imensidão das águas do rio? Como você poderia ensinar um cego de nascença a distinguir as cores?

MORTOS APARENTES

Na vila em que eu morava havia um senhor muito conhecido na cidade. Certo dia ele morreu. Todos sentiram sua morte. Sua nora estava com um bebê de alguns meses.

PREMONIÇÃO



03/06/2012
Um meu amigo padre havia ido a alguns doentes para levar comunhão e atender suas confissões, se fosse necessário. A casa do sr. Antônio era a última da lista.

ORAÇÕES MALDOSAS


(16/06/2012)
Havia uma freira que tinha um papagaio que só falava palavrões, xingando-a e lhe ofendendo. Mesmo sabendo que o bichinho era irracional, ela se preocupava muito com isso, pois a envergonhara várias vezes diante dos outros.

A MORTE DE DAVI




02 de fevereiro de 2012

Pe. Fernando Cardoso

O texto do primeiro livro dos Reis narra o fim de Davi e sua morte:

sábado, 19 de dezembro de 2015

O BAR-MITZVÁ DE JESUS



O Bar-Mitzvá é uma cerimônia judaica que, de certa forma, corresponde ao nosso Crisma: o adolescente é recebido oficialmente no templo e passa a ser responsável pelo que faz, assumindo a sua participação no Povo de Deus, que fora feita com a circuncisão. 

O ÚLTIMO ROUBO DE DIMAS


(narrativa em forma de ficção)

Dimas, Jesus e um outro ladrão agonizavam no alto do Calvário. Nenhuma esperança aparente. Tudo havia terminado. Os sonhos acabaram!

JESUS E ZAQUEU

Lc 19,1-10
(misturado com narração em forma de ficção)

Gosto muito de aplicar a história de Zaqueu em nossa própria vida. Zaqueu, o pecador (publicano, chefe dos cobradores de impostos, o que equivalia a dizer “Chefe dos ladrões”), e muito rico.

A VIDA DE JESUS EM NAZARÉ


Transcrevo em primeiro lugar um texto muito bonito que encontrei no site "Dei Verbum", de Porto Feliz. Em seguida, uma pequena história do que poderia ser a vida em Nazaré. 

O TEMPO DO ADVENTO


(comentário resumido do Missal Romano)

O TEMPO DO ADVENTO

Com o 34º domingo do Tempo Comum, em que celebramos a festa de Cristo Rei do Universo (neste ano dia 25/12), termina o Ano Litúrgico de 2012, ou seja, é o último domingo do ano (par) “B”.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

ORAÇÕES COMUNS DO DIA A DIA

ORAÇÕES DIÁRIAS

1 – PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, VENHA A NÓS O VOSSO REINO, SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE, PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRAI-NOS DO MAL. AMÉM

PARA QUE FAZER O BEM?

(11/12/2011)

Um amigo meu que trabalhou por certo tempo num alojamento do meio do mato conta muitas experiências. Uma delas é de seu trabalho como professor (ele morava dentro do alojamento com os demais).

terça-feira, 8 de dezembro de 2015