terça-feira, 30 de julho de 2013

POESIAS –PESSOAS, CONTATOS, TRABALHOS 09

 

ALEGRIA NA TARDE TRISTE

23/11/15-

C-233

Tarde triste, nublada,

mas eu estou feliz!

Alegria controlada,

atitudes gentis!

 

Como poderia estar tristonho?

Sinto-me já a respirar

não um ar poluído, medonho,

mas o do paraíso, a cantar.

 

Sinto-me entre os anjos do céu

e sorrindo, no caminho,

canto e rezo, ao leu,

sentindo de Deus o carinho!

 

Como eu lhes posso explicar

algo que não é deste mundo?

Como eu lhes posso falar

de algo tão santo e profundo?

 

Já sei! Faça como eu!

Desligue-se do futuro e do passado,

viva do presente o apogeu,

e contemple nosso Deus tão amado!

 

Coloque-se em suas mãos,

curta o momento presente!

Sempre no seu coração

qualquer mágoa esteja ausente!

 

Livre-se da vil ambição,

abrace a simplicidade!

Oferte seu serviço aos irmãos,

viva sempre a caridade!

 

Sobretudo fique afastado(a)

do orgulho e da vaidade,

fique longe do pecado

viva sempre a humildade.

 

E quando o “encardido”

levar você a pecar,

faça logo seu pedido

pra Deus logo lhe perdoar!


FERNANDO

24/11/15-

(7ª dia)

C-234

Fernando, meu amigo,

vá embora, vá com Deus!

Você sempre me deu abrigo

em seu coração e com os seus!

 

Beijando minha mão

quando a bênção me pedia,

deixava o meu coração,

antes tão humilhado e chacoteado,

cheio de esperança e de perdão;

eu me sentia reintegrado.

 

Fernando, meu amigo,

rogue por todos nós!

No céu, consigo,

estaremos logo após!

 

A CONVERSÃO DO MEU AMIGO

 06/12/15- 

C-238

Almoço gostoso,

vinho saboroso,

ô vida boa!

 

A cama chamando,

seus olhos quase fechando,

que bom ficar à toa!

 

A noite chegou,

a morte o apanhou,

e agora? O julgamento ressoa!

 

Na balança foi pesado,

medido, calculado,

pesado no pecado,

leve nas coisas boas!

 

Meu amigo sorriu pra Jesus,

que lhe mostrou a cruz,

dizendo: “Você me magoa!”

 

Pediu-lhe o perdão,

Jesus lhe deu a mão,

e ele voltou a rir à toa!

 

Deu ao meu amigo uma chance,

e, num relance,

ele acordou

 

Tremendo e assustado,

de suor todo molhado,

ele se ajoelhou.

 

No dia seguinte,

o padre foi seu ouvinte,

ele se confessou.

 

Começou a ir à igreja,

e numa alma benfazeja

se tornou!

 

O almoço continua gostoso,

o vinho continua saboroso,

mas meu amigo mudou!

 

Faz tudo moderado,

aos pobres tem-se dado,

o céu ele conquistou!



JOGO IMPROVISADO

22/12/15-

C-244

Na noite calorenta,

a insônia me pegou,

garganta sedenta,

uma dúvida ficou

 

Ficar deitado? Levantar-me?

Contar carneirinhos? Rezar?

Cantar canções? Calar-me?

Ficar sentado? Andar?

 

Refresquei-me com um banho,

bebi leite gelado,

mas ouvi um som estranho

no apartamento ao lado.

 

Abri a porta. O vizinho,

muito enfezado,

punha pra fora um gatinho,

todinho arrepiado.

 

Não o deixara dormir,

permanecera acordado,

o que o levou a decidir

a jogar fora o coitado.

 

Convidei o tal vizinho

a uma partida de xadrez.

Ele aceitou num sorrisinho

cheio de altivez.

 

O dia amanheceu,

quando a partida acabou.

Ele, orgulhoso, me venceu,

o que muito me chateou.

 

Sozinho novamente,

tentei cochilar,

mas minha humilhada mente

não me deixou sossegar.

 

Passei o dia irritado,

até que, num pequeno lanche,

pelo vizinho convidado,

venci-o na revanche!

 

Nessa noite dormi mansinho,

pois venci, no xadrez, meu vizinho!

 

O CONVENTO E A PRISÃO

31/01/16

C-250

Visitei um convento

de piedosas clarissas,

ó quão santas missas!

Mas chovia e fazia vento!

 

Visitei uma prisão

de criminosos diversos,

alguns bons, alguns perversos,

e chovia em profusão.

 

Oh que Deus tão bondoso,

que permite a chuva abençoada

tanto às freiras comportadas

quanto ao triste criminoso!

 

Deus não é vingativo,

ama a todos por igual!

Perdoa todo e qualquer mal,

qualquer que seja o motivo!

 

Que todos tenhamos confiança!

Basta pedirmos perdão!

Demos a Deus nosso coração!

O céu é nossa esperança!

 

MEUS AMIGOS

09/04/16

C-268

Não sei quantos amigos eu já tive,

não sei quantos ainda me restam,

apenas um ou outro ainda vive,

presentes quando as “ondas se encrespam”

 

Amigo verdadeiro é Jesus,

desceu das mordomias do céu,

nasceu para morrer numa cruz,

livrou-nos o do inferno fogaréu!

 

Amigo verdadeiro nos ama,

ajuda-nos a viver numa boa!

Ao ver-nos na sarjeta nos chama,

de ouvir-nos chorar, não enjoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário