terça-feira, 30 de julho de 2013

POESIAS –PESSOAS, CONTATOS, TRABALHOS 02

 

FUI INDO POR UM CAMINHO

10/02/2013

C-28

Fui indo por um caminho,

encontrei uma jararaca.

Fui ver quem ela era,

Era aquela minha vizinha tão chata!

 

Fui indo por um caminho,

encontrei um belo vaso;

fui ver o que tinha dentro,

era o meu aluguel em atraso.

 

Fui indo por um caminho,

encontrei um canecão;

fui ver o que tinha dentro,

era metade do teu narigão.

 

Fui indo por um caminho,

encontrei uma tigela;

fui ver o que tinha dentro,

era uma modelo magrela.

 

Fui indo por um caminho,

encontrei um recipiente;

nele havia, do meu salário,

o aumento sempre ausente.

 

Fui indo por um caminho,

encontrei uma atadura;

fui ver o que tinha nela,

era a tua dentadura

 

Fui indo por um caminho,

encontrei uma cova, na terra dura.

Fui ver o que tinha dentro,

era a minha sepultura.

 

O EMPREGO PERDIDO

27/02/13

C-30

De repente,

não menos que de repente,

tudo sumiu de minha vista:

fui jogado na rua,

sem emprego,

na rua da amargura,

sem amigos,

sem aconchego,

sem abrigo,

sem nada.

 

Olhei ao redor:

para onde ir?

Nada apareceu.

Nada aconteceu.

Onde está todo mundo?

 

Caminhei muitos passos,

curti muitos fracassos,

proseei muitas prosas,

caminhei entre rosas,

mas me vejo nos espinhos.

 

Aos poucos, porém,

percebi um mundo novo,

de paz,

de sossego,

de aconchego,

abrir-se diante de mim.

 

As rosas voltaram,

novos amigos chegaram,

a rua sumiu,

a amargura se derreteu,

os abrigos brotaram,

o mundo reapareceu.

 

O emprego perdido,

os desencontros sentidos,

que me jogaram na rua,

eram lixos,

pedras,

eram nada!

 

O caminho, antes encoberto

pela segurança,

pelo emprego,

pelo lugar fixo,

reapareceu sem camuflagem,

e me sorriu.

 

Jogando fora minhas armas,

jogando fora as armaduras,

revesti-me de Deus,

revesti-me de amor,

colhi uma flor,

fixei os olhos meus,

lacrimejados,

no sol que amanhece,

e sorrio para o novo caminho,

sorri para essa nova aventura.




ALGUM DE VOCÊS

(06/04/13)

C-32

Algum de vocês,

aí sentado

pode ver?

Por acaso está vendo

em minha face

algum sinal,

um simples esboço,

sequer um leve esboço

de um sorriso?

 

Algum de vocês,

no sofá esparramado,

pode perceber,

por acaso está percebendo

um simples sinal,

apenas um leve sinal de alegria

estampado em minhas faces?

 

Algum de vocês,

livre como um pássaro,

pode perder seu precioso tempo

para fitar nos meus olhos?

E quando encontrar esse tempo,

vai ver que meus olhos estão molhados,

porque um laço invisível

me envolve.

Meus olhos estão lacrimejados

pela saudade intensa

de tudo o que eu costumava amar!

 

Alegrias e dores,

tristezas e amores,

caminhos arborizados,

obstáculos ultrapassados,

sorrisos de gratidão,

gestos de intensa emoção,

estradas poeirentas,

várzeas lamacentas,

tudo isso você encontrará

refletido nos meus olhos!

 

Ao me fitar, porém,

eu vi nos seus olhos

um mundo livre,

um mundo girando,

sorrisos brilhando,

vidas se encontrando,

flores se abrindo,

dias radiantes,

ideias brilhantes,

que podem ser postas em prática.

Para você o dia sorri,

o mundo está ao seu dispor,

e ... como você fala fácil de amor!

 

Entretanto,

 agora eu também já posso sorrir!

Agora já posso sonhar!

Eu vi você parar tudo o que fazia,

todos os seus compromissos,

para me ver chorar!

Os laços de minha mente se soltaram,

meus sonhos voaram,

e vão se cumprir!

Amigo(a), sua "perda de tempo" comigo,

me ensinaram a sorrir!

 

PARABÉNS A VOCÊ!

(27/04/13)

C-38

Parabéns a você,

nesta data bendita!

Muitas felicidades,

apesar das desditas!

Recomece sua vida,

se puder esquecer,

se puder fornecer,

à sua vida restrita,

um cenário colorido,

uma viagem sem fim!

 

Parabéns a você,

se puder encontrar,

em sua solidão,

um sinal de luz,

uma verdade clara,

um sinal de amor,

uma bela canção!

 

Parabéns a você,

meu (minha) amigo (a) do caminho,

se encontrar neste mundo

um resto de carinho,

um punhado de amor,

uma pitada de calor!

 

As flores já se abriram,

a primavera chegou,

aquele pássaro cantou,

o perfume se esparziu!

 

Nessa bela atmosfera de paz,

parabéns a você,

meu amigo (minha amiga) de sempre,

se conseguir escalar

essa colina à sua frente,

e chegar até os píncaros

desta montanha encantadora,

abrasadora,

avassaladora,

desafiadora,

que é a vida!

 

VIDAS VAZIAS

 31-08-2013

C-49

Mentes vazias,

corações frios,

palavras ocas,

que me causam arrepios!

 

Mentes vazias,

vidas ocas,

vidas que passam

em ações loucas,

pérolas que se jogam no lixo,

oásis no deserto,

que se tornam impotáveis.

Espinhos que crescem

e sufocam as rosas,

campinas desertificadas,

antes formosas,

seda finíssima,

embrulhando esterco,

fino caviar

comido com Ki-suco.

 

Meu coração se aperta

ao ver tanta ignorância!

Desfaço-me em lágrimas

ao ver tanta discrepância:

capacidade incrível,

dada por Deus,

jogada às traças das drogas,

do analfabetismo,

do crime,

do alcoolismo,

da ganância.

 

"E Deus viu que tudo o que tinha feito

era muito bom" (Gen 1,31).

 

FESTA

 16/02/14

C-78

Os copos tilintam,

Crianças se agitam,

 música sem igual.

 

Todos conversam,

cantarolam, gritam,

balbúrdia total! 

 

Num canto isolado,

de tudo distante,

sozinho e cansado,

curto a solidão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário