quinta-feira, 30 de maio de 2013

POESIAS - NATUREZA 09

 

ONDAS QUE SOBEM E DESCEM

29/11/15-

D-235

Maré alta, maré baixa,

ondas que vão e que vêm,

dentro ou fora da faixa,

sobem e descem ou se detêm!

 

Assim é a minha vida:

 às vezes na altura,

às vezes na descida,

na aridez ou na ternura!

 

Eu era mar revolto e encontrei

o bondoso Deus por companheiro,

Águas plácidas me tornei,

Ele me amou por primeiro!

 

O vento sopra onde quer,

como Deus em minha vida!

Quando o mal me requer,

faço minha prece ouvida!

 

A ÁRVORE CENTENÁRIA

16-01-16

D-247

Essa árvore centenária

quantos segredos ouviu

de empregados, secretárias,

patrões, gente que já partiu!

 

Abracei essa árvore amiga

e rezei pelos que lá deixaram

seus problemas, coisas de intriga,

todos os que ali se amaram!

 

Quantas gerações a conheceram!

Ela é a testemunha viva

de coisas que aconteceram

e coisas ainda na ativa!

 

Perante um jovem já sou um idoso,

perante um velho, idade igual!

Mas diante dela, num tom gostoso,

digo que estou na infância total!

 

MUNDO MASSACRADO

10/02/16

D-254

“As aves que aqui gorjeiam”

deixaram de gorjear!

As palmeiras não mais se alteiam,

não trazem os sabiás!

 

Nosso mundo, antes bonito,

se enfeia a mais não poder!

Vejo isso tudo muito aflito,

é muito triste, custa-me a crer!

 

Em todas as áreas conspurcado,

dinheiro e poder estão na pauta!

Para ver tudo isto acabado,

muito pouca coisa ainda falta!

 

Mas... ainda resta uma esperança,

ainda nos resta o amor!

Ainda nos resta o amor!

Ainda nos resta a bonança

de ter sempre Deus, nosso Senhor!

 

AINDA HOJE

12/03/16

D-260

Ainda hoje, no meu jardim,

quero ver as lindas hortênsias,

as dálias e os jasmins,

flores que, com muita paciência,

também cultivo dentro de mim.

Elas estão lá fora,

mas também aqui dentro!

Beleza que, sem demora,

espalho ao relento!

 

Flores ou virtudes,

só os nomes diferem,

atos e atitudes,

à vida elas se aderem,

entretanto os espinhos,

escondidos entre os talos,

me ferem no caminho,

magoam-me quando eu me calo!

 

Só buscamos as flores!

Mas os espinhos, sorrateiros,

enchem-nos de dores,

dos últimos aos primeiros,

e só Deus, entre nossos amores,

pode nos curar por inteiro!


A FLORZINHA ABANDONADA

 07/04/16

D-266

Cheia de encanto e viçosa

nada dizia ser abandonada,

sempre bonita e formosa,

era até pelas outras invejada.

 

Certo dia, intrigado,

abaixei-me e lhe perguntei:

“Sempre sozinha e sem agrado,

todas as vezes te encontrei!

Por que, pelo certo ou pelo errado,

sempre viçosa e bonita te achei”?

 

A florzinha respondeu:

“Mesmo sem nunca ser notada,

sou criatura de Deus,

por Ele sou amada!

Sou contemplada pelos olhos Seus”!

 

Na humanidade desnorteada

todos por Deus são amados!

Ninguém há, na caminhada,

que seja por Deus abandonado!

 

QUAL BELA FLOR

24/04/16

D-272

Qual bela flor, enterrada em terra fria,

é a sua vida rica, enterrada naquela mansão!

Finge manter dentro de si a alegria,

mas ele não sabe se ainda tem coração!

 

Tão grande dor parece não terminar,

seu horizonte não vê o sol surgir...

As flores nascem, morrem, vão germinar,

e as novas flores não vão vê-lo partir!

 

Como as ruínas dos templos destruídos

sua existência tornou-se um frio escombro!

Como a ferrugem de um ferro retorcido,

carrega um peso, que aumenta, em cada ombro!

 

Grande Senhor, pleno de amor infinito,

quando possível, dai-lhe a libertação!

Sem vosso auxílio, querido Jesus Cristo,

tudo é tristeza, tudo é desolação!



O INVERNO CHEGOU

02/05/16

D-273

Nosso inverno chegou implacável,

congelando a fiel natureza!

Entretanto, sem nada notável,

continuamos em nossa rudeza

 

Corações congelados e duros

sempre há mesmo em pleno verão!

Só o amor de Jesus, que é tão puro,

poderá nos levar ao perdão!

 

Inflamados por tão grande amor,

primavera perene hei de ver!

Se de fora não chega o calor,

Jesus sempre nos pode aquecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário