quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

POESIAS - PEQUENOS SALMOS 01

 

AÇÃO DE GRAÇAS - ALEGRIA

(Título original: A alegria)

28/11/2011

H-10

Obrigado, Senhor, por mais um dia!

Hoje me inundou a alegria,

A amargura descansou,

Tirou férias.

 

Obrigado, Senhor,

Por terdes ouvido minhas preces,

E as dos santos que por mim rezaram.

Premiai-os, Senhor,

Com uma música linda,

Maravilhosa,

Nunca antes ouvida.

 

Também eu gostaria

De ouvir essa música celeste,

Essa sinfonia angelical:

Os barítonos,

Os contraltos,

Os sopranos,

Todas as vozes corais.

 

Senhor, hoje estou feliz.

Tenho o coração no céu,

Os pés nas nuvens,

A alma em vosso trono.

Estou diante de vós,

Nesta Hora Santa.,

Diante do Santíssimo,

E creio que o céu me acompanha.

 

Obrigado, Senhor,

Por terdes um dia me criado

E me feito criatura,

Homem criado à vossa imagem,

À vossa semelhança!

 

Que este canto dos anjos que agora estou ouvindo,

Vindo do Paraíso,

Me acompanhe sempre!

Que o êxito hoje obtido

Me anime a caminhar.

 

Tudo vos pertence,

Mas tudo também me oferecestes!

Vosso amor me confunde!

Não vos entendo!

É amor demais!

É amor infinito!

 

Senhor, se sou feito a vossa imagem e semelhança,

Fazei-me amar como vós nos amais,

Para sempre!




DIANTE DE VÓS, SENHOR!

25/11/2012

H-22

Nesta humilde capela,

sozinho neste doce silêncio,

eu me coloco, Senhor,

diante de vós.

 

Coloco a vós o meu dia,

a minha vida,

o meu amor,

o meu trabalho,

tudo o que passo e o que já passei,

as lágrimas que chorei,

o canto que cantei,

o sorriso que sorri,

as alegrias que já senti.

 

Diante de vós, Senhor,

Diante deste singelo sacrário,

eu me sinto bem,

eu me sinto amado,

eu me isolo de tudo,

para de todos aproximar-me,

nesta oração silente,

e a vós me uno.

 

Muitas vezes as palavras me faltam,

as fantasias me assaltam,

a mente paira no espaço,

talvez...fruto do cansaço,

mas eu me retorno.

Eu me concentro.

Eu volto a vos olhar.

 

Vossa bondade imensa, Senhor,

me comove e me sonda,

me perdoa e me redime,

me envolve de luz,

de amor e de perdão.

 

Nesta hora tão sublime,

tudo se transforma:

as lágrimas não existem,

os sofrimentos não me atingem,

as angústias não persistem,

a paz me envolve,

a alegria me comove,

o amor me inflama.

 

O mundo continua imundo,

os homens continuam as guerras,

a humanidade age como as feras,

a ingratidão é algo profundo.

Pego tudo isso em minhas mãos

e vos ofereço em oração.

 

Se as pessoas soubessem, Senhor,

como é grande o vosso amor,

como é ungido o vosso perdão,

como apascentais nosso coração,

tudo seria diferente!

E o mundo, arrependido,

tomaria novo rumo,

o caminho do vosso coração!

 

MARIA, SEMPRE PENSO EM TI!

10/02/2013

H-25

Sempre penso em ti,

ó Mãe tão Virgem e pura

Em teu redor, as rosas

traçam tua moldura.

 

Teus olhos claros, límpidos,

refletem tua candura;

Tuas mãos, a mim estendidas,

Me oferecem tua ternura.

 

Os anjos cantam em coro

as tuas maravilhas.

Teu sorriso, amplo e belo,

Em tua face brilha

 

Nem sempre assim te amei,

Nem sempre em ti confiei!

Muitas vezes meus passos

dos caminhos se desviaram,

em coisas que me dominaram...

 

Maria, mil vezes querida,

Passa na frente!

Ajeita o caminho!

Adianta teus passos!

Não me deixes sozinho!

 

Em tuas mãos

entrego toda a minha existência!

Devolve-a a vosso Filho Jesus!

Perfuma a minha vivência!

 

Que o perfume

deixado em mim, por ti,

Se irradie por todo o lugar.

Maria, Mãe sempre querida,

Eu sempre te quero amar!

 

ENQUANTO EU POSSO TE AMAR!

 10/01/2014

H-61

Só vivo o tempo presente,

e nada mais!

Do futuro apenas conheço

alguns parcos sinais.

Só conheço o que agora faço!

O que eu farei,

Jamais!

 

Agora eu posso falar,

 caminhar, 

estudar, ler, rezar,

protestar, perdoar,

conter-me, deter-me,

sentir a brisa que passa,

que me acaricia,

enxergar o róseo da aurora,

e a tristeza do crepúsculo.

Ouvir o adágio de Albinoni

e sonhar com o infinito.

Embora limitado,

 posso fazer meus projetos,

sentir-me ocupado,

sentir-me amado.

 

Detenho-me, então, diante de ti,

meu amado Senhor,

e quero estar sempre assim,

enquanto eu posso te amar,

enquanto eu posso te amar!

 

Te amarei eu para sempre?

Não sei.

 Nunca o saberei.

Só de uma coisa tenho certeza:

Posso agora contemplar

tua infinita beleza,

por ti deixar-me amar,

deixar-me levar com leveza

pelos caminhos do amor,

do teu louvor,

cantar em harmonia

com toda a natureza.

Com imensa alegria,

sentar-me à tua mesa,

contigo tomar refeição!

 

Agarro-me a ti, Senhor,

agarro-me ao teu amor!

Coloca-me em teu paraíso,

 enquanto eu posso te amar!

 

AUSÊNCIA

16/02/14

H-75

A vossa ausência, Senhor, me amedronta,

me defronta,

me faz triste e mordaz...

 

A vossa presença, Senhor, me encanta,

me levanta,

me faz alegre e veraz!

 

VIVER DE AMOR

25/02/14

H-82

(baseada na poesia de Sta. Teresinha do Menino Jesus. Veja também nº 232).

 

Vivo de amor,

 sem nenhum temor.

Esqueço-me dos pecados

feitos no passado,

perdoados pelo Senhor,

deles,

nenhum vestígio sobrou.

O amor, a todos queimou!

Oh, divina chama!

Oh, fornalha amada!

Em tuas labaredas benditas,

mais doces que o mel,

queimo do pecado o fel,

nela fixo minha morada!

 

Oh, alimento amigo!

Já não mais me dás vigor!

Se ainda até agora vivo,

é porque vivo de amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário