quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

POESIAS - ESPERANÇA, ENVELHECIMENTO 12

AS MUSAS SE CALARAM

23/12/2019

G-372

Neste meu ocaso

as musas se calaram,

as lágrimas secaram,

as ilusões partiram.

 

Esta solidão,

a mim tão deliciosa,

prenúncio da partida,

prepara-me o coração,

me intima às despedidas.

 

Os desejos se arrefeceram,

as expectativas quase zero,

não me sinto necessário,

as ambições desapareceram.

 

Minha tão amada velhice,

pouco vai durar, talvez...

Mas a vivo com agradável “mesmice”

dia a dia, mês por mês.

 

As poesias não mais me atraem,

as musas me abandonaram!

Não sinto mais euforia,

as palavras se enferrujaram...

Sinto a falta de muitos amigos,

que este mundo deixaram...

Quase lhes peço desculpas

por ainda estar aqui!

 

Com muito esforço e apatia

termino esta poesia

Que de poesia não tem nada,

talvez seja uma prosa rimada...



AVALANCHE

20/07/2020

G-374

O coronavírus

desatou a ribanceira

e uma avalanche de ideias

envolveu minha cabeceira...

 

Noites de insônia,

mortes sem sentido,

vidas sem garantia,

sobrevidas sem lógica.

 

Parece que o mundo,

esse mundo em que vivo,

desabou,

ruiu,

enlouqueceu!

 

O relógio de minha velhice

disparou.

Meus dias se tornam horas,

minhas horas se tornam minutos,

tudo acelerou.

 

Imerso nas incertezas

faço o meu testamento,

e peço a Deus que me ouça

e receba, pacientemente,

este meu triste lamento...



SOMBRAS

06/06/2021

G -379

As sombras do passado

tão densas e escuras

se desvaneceram.

 

A luz voltou a brilhar,

as estrelas apareceram,

o sol tornou-se mais forte,

a vida afastou a morte,

tudo mudou.

 

Jesus está sorrindo,

 a vida vai se abrindo

 a um colorido porvir.

 

As cores da alegria,

o sorriso de Maria

aparecem em cada semblante.

 

Coisa semelhante

vejo na economia,

no fim da guerra fria,

todos se irmanaram.

 

Oriente Médio sem guerras,

florestas se reflorestaram,

Saara abriu-se em flores.

 

Rios secos se inundaram,

caudalosos e piscosos,

nada como dantes.

 

Findou-se a pandemia,

todos chegam aos 100,

tudo se rejuvenesceu.

 

Os países se coligaram,

todos ajudam a todos,

ninguém mais é pobre,

ninguém mais no abismo.

Do mais humilde ao mais nobre,

não há mais egoísmo.

 

Um som estridente e enfadonho...

sento-me na cama.

Acordei do meu sonho!

 

VIVI O QUE VIVI

06/07/2022

G-381

O tempo passou,

os cabelos embranqueceram,

a juventude terminou,

os músculos enrijeceram...

 

Antigos colegas sumiram,

muitos já partiram.

O passado

não há com quem comentar,

não há com quem chorar,

não há com quem sorrir,

é triste vê-los partir!

 

Fatos passados, que saudade!

Não tinha respostas, agora eu tenho!

Mas, sem tê-las para quem contar,

eu me abstenho!

 

Mesmo que pudesse,

não gostaria de voltar no tempo.

Se alguma mudança houvesse

que impedisse meus contratempos,

talvez também impedisse, decerto,

as pérolas que consegui

nos oásis do meu deserto...

 

 Vivi o que vivi,

sofri o que sofri,

chorei o que chorei,

preguei o que preguei,

deixei o que deixei,

ganhei o que ganhei,

Mas muitíssimo eu cresci. 

 

Coisas bonitas ocorreram,

muitos se converteram,

foi um tempo maravilhoso.

 

O tempo passou...

só restou a saudade...

a juventude terminou...

Meus amigos, lá do céu,

me acenam com a eterna felicidade...

(Teófilo Aparecido de Jesus.)



O ESPELHO

22/07/2022

G-382

O espelho me mostra

uma face que não conheço,

uma face sem apreço,

nunca antes imaginada.

 

O espelho me mostra

que o tempo já passou,

que a carinha bonita se apagou,

ilusão desmistificada.

 

O espelho me mostra

uma pessoa estranha,

minha decepção é tamanha,

conclusão nunca pensada.

 

O espelho me mostra

as ilusões perdidas,

restaram-me as feridas,

mas todas cicatrizadas.

 

O espelho me mostra

do meu ser a versão externa,

diferente da face interna,

que ainda é jovem, ainda não transformada.

 

O espelho me mostra

que a felicidade já está perto,

alguns anos mais, decerto,

para o fim da caminhada.

 

O espelho me mostra

do idoso o sorriso,

o perfume do paraíso,

e a dicotomia superada.

 

O espelho, enfim, me mostra

que para amar a Jesus,

que por nós morreu na cruz,

que para a todos amar,

que a todos saber perdoar,

com todos saber conviver, ter paciência,

por toda a existência,

é preciso praticar

com a pessoa do espelho,

que vejo sorrindo.

SONETO DOS DESENGANOS

1980 OU 1981

G-402

Sinto passarem-me os ternos anos,

frágeis carícias que a vida me deu.

Sinto me pesarem os desenganos,

triste lembrança que o tempo perdeu.

 

São como as nuvens, que passam e passam,

e como sonhos, se quebram no além,

 são como pedras jogadas no espaço,

que sempre caem na própria cabeça!"

 

Um breve sorriso, um instante que passa,

uma dor, uma flor, um adeus. Ah!

Se eu pudesse dizer um simples "Bah"!

 

Recomeçando outra vez minha vida,

seria um amor, seria outra flor,

seria uma canção para meu Deus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário