quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

POESIAS - ESPERANÇA, ENVELHECIMENTO 11

 

SAL E LUZ

19/05/2017

G-352

Como a rosa se desfaz ao vento

assim meus sonhos se desfazem no ar...

Tudo que planejei sumiu no relento,

só me sobrou o coração, para amar...

 

Ponho-me aqui, diante da Eucaristia,

Olho para Jesus, nada lhe posso ofertar!

Todos os projetos que em mim havia

cada um deles eu vi desabar.

 

Agora me resta o doce conforto

de saber-me amado por Deus,

curtir minha vida de eremita absorto,

ser sal e luz, como diz Mateus.



FRUSTRAÇÃO

25/08/17

G-355

Pelas estradas da vida,

 em busca de um tesouro,

Percorro um longo caminho,

mas não ando à busca de ouro!

 

Nunca acumulei

carro, casa ou mordomia!

Amigos e inimigos amei,

além de Jesus e Maria.

 

De repente, entretanto,

a estrada sumiu!

O caminho perdeu o encanto!

Uma cratera à frente surgiu!

 

Sem nunca desanimar

vou procurar um atalho!

O tempo que me restar,

passarei em oração e trabalho!

O tesouro que não encontrei

talvez esteja noutro lugar!



A PLACA

27/09/2017

G-356

As placas desapareceram!

Cadê as luzes?

Não vejo o caminho,

não vejo os amigos,

não vejo ninguém!

Apenas uma touceira de espinhos

pela qual me obrigam a passar!

 

Nenhum abrigo,

a proteção da estrada sumiu,

as setas se escafederam,

não sei onde pisar.

 

Tento ficar parado,

mas a vida me obriga a caminhar.

Tento dar um grito,

mas um nó na garganta me impede.

Tento chorar,

mas as lágrimas secaram!

Para ver melhor pego meus óculos,

mas as lentes quebraram!

Sentei-me numa pedra,

esperando alguma resposta,

esperando alguma proposta,

esperando que alguém me encontrasse,

mas a pedra se esfarelou!

Sentei-me no chão,

abraçado aos joelhos,

percebo uma brisa suave,

percebo a presença de Deus.

 

Pensei como filósofo:

“Por que ainda persisto?

Por que ainda existo?

Por que ainda resisto”?

 

A noite acabou,

as trevas desistiram,

o sol começou a nascer!

Forcei o olhar,

ainda lacrimejado,

embaçado,

e pude enxergar,

no meio da neblina,

numa total surdina,

uma placa,

apenas uma placa,

brilhante,

reluzente,

chamativa,

atraente,

receptiva,

me indicando o caminho:

“Meu amigo,

Eu te amo”!

E, embaixo, a assinatura:

“Jesus”.



A TEMPESTADE ACABOU

29/11/17

G-357

A tempestade acabou,

mas...

antes que eu pudesse sorrir,

antes que eu pudesse sonhar,

antes que eu pudesse cantar,

um vendaval varreu minhas ilusões,

deixou desnuda a realidade.

 

Todos os meus sonhos se foram,

diluídos como algodão doce na água,

aquele mesmo que, em criança,

tanto me fez sorrir!

 

A rudeza do mundo imbecil

se mostra com toda a ironia.

O desejo insano de "justiça"

amarga e injustiça a verdade escondida.

 

Qual é a verdade disso tudo?

Não sei... está perdida!




ÍNGREME CAMINHO

10/06/2018

G-364

No meu caminho, uma subida,

e na subida, uma curva fechada.

A esperança não está perdida,

há sempre luz no fim da estrada.

 

O céu, já nublado,

de repente se fechou.

Ninguém ao meu lado,

será que tudo acabou?

 

Sozinho, na caminhada,

medito em minha vida...

Há um desvio na estrada,

Será esse?

 

O que eu podia ter a Deus dei,

a juventude foi embora,

a velhice chegou,

meu Deus, o que faço agora?

 

Pessoas ajudadas...

...andam aí pelo mundo!

As lágrimas derramadas

as tiraram do fosso profundo!

 

Já entrei no desvio.

que se chama oração...

uma década passada...

resgatei meu coração!



FIM DE TUDO

04/09/2019

G-371

A tarde termina,

meu coração se dilata

e me coloco diante do Altíssimo.

Meus lábios se abrem para as Vésperas.

Tudo em volta me envolve,

me prepara para o fim,

que se aproxima inexoravelmente.

 

Um trem passa, barulhento,

apita como quem reina,

majestoso,

sobre os trilhos.

Seu apito, forte,

grave,

ordena que tudo se feche

para que ele passe triunfante.

 

É dessa mesma forma

que vejo os avisos,

claros e distintos,

não só da tarde terminando,

mas também do meu tempo acabando.

Para mim,

tudo está chegando ao fim.

 

Entretanto,

sinto, lá dentro,

uma voz me dizendo:

“Na verdade, você está chegando

ao início do começo

de uma feliz eternidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário