quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

POESIAS - ESPERANÇA, ENVELHECIMENTO 10

 

A BRISA DA TARDE

19/09/16

G-314

A brisa da tarde me acalenta,

leva longe o meu pensamento!

Transpasso a dor que uma muralha sustenta,

Deus é o meu único alimento!

 

Os pardais buscam migalhas de pão

que as pessoas jogam ao relento.

Mas as migalhas de consolação,

não as busco nem no tempo, nem no vento!

 

Eu a busco com muito empenho

na luz que me envolve e seduz,

emanada, no Sagrado Lenho,

do divino Coração de Jesus.



PAREI NO TEMPO

24/09/16

G-317

Parei no tempo e no espaço,

embora ainda veja o horizonte!

Minha alma é feita de aço,

nada há que a desaponte!

 

Meus passos apressados

não me levam a nenhum lugar.

Sou como o rio canalizado

que nunca chega ao mar!

 

Roguei ao Senhor uma luz,

e logo fui atendido.

Vi Jesus morrer na cruz,

para nos salvar do “encardido”.

 

A inércia é só aparente,

garantiu-me a visão.

A santidade se faz presente

no amor do coração!



AS CINZAS DO PASSADO

13/10/16

G-326

As cinzas do meu passado

foram levadas pelo vento,

fecundaram todo o prado

em que recebo o divino alento.

 

Diz São Paulo esquecermos

todo nosso passado inglória!

É preciso sempre vencermos

o presente, plenos de vitória.

 

O perdão divino é total,

abrange todas as dimensões.

Afasta de nós todo o mal,

é um farol para os corações.

 

O passado não pode ser mudado,

o futuro ainda não é existente.

Só podemos ser transformados

se fincarmos os pés no presente!



O CAMINHO DA ESPERANÇA

19/10/16

G-328

Meus olhos se perdem no horizonte,

meus pés devoram a estrada,

a esperança sempre está defronte,

se me mostra cada vez mais amada.

 

Nos revezes de uma vida atribulada

conto as curvas do caminho,

conto cada bofetada,

almejo um gesto de carinho!

 

Perdoo aos que me maltrataram,

que Deus lhes dê o seu perdão!

Abençoo os que me ampararam,

e a Deus oferto o coração!

 

A oração e as palavras do evangelho

são a força da minha caminhada.

Amar a Deus e ao irmão anelo

até o fim de minha jornada!



A MÃO DIVINA

27/11/16

G-339

As águas do mar da vida me cobriram

e até quiseram me afogar,

até que os meus olhos descobriram

a mão divina a me salvar.

 

Sem Deus a criatura humana

a nada se reduz!

Com Deus a sociedade se irmana

e à plenitude se conduz!

 

Uma só coisa eu peço ao Senhor,

e a salvação nela inserida:

viver em sua mansão com amor,

cada dia de minha vida!



NEM ISTO NEM AQUILO

(apenas uma brincadeira com palavras)

20/02/17

G-347

Não sou leigo, nem sou religioso,

não estou livre, nem estou represado.

Nada me deixa cioso,

não sou louvado nem sou desprezado.

 

Não sou rico nem sou pobre,

nem todo saciado, nem faminto.

Não sou plebeu nem sou nobre,

não tenho gosto de mel nem de absinto.

 

Não sou nervoso, nem fleumático,

não sou caipira, nem cidadão,

não sou feio, nem simpático,

não sou medroso, nem valentão!

 

Não sou baixo nem sou alto,

não sou gordo nem sou magro,

não me arrisco, mas sou incauto,

bebo pouco, às vezes um trago.

 

Será que até eu morrer

eu vou conseguir viver?

Nenhum comentário:

Postar um comentário