quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

POESIAS - PEQUENOS SALMOS 06

 

NESTE DIA QUE TERMINA

(13/09/15)

H-211

Neste dia que termina,

quero, Senhor, vos dizer:

vosso amor me ilumina,

em vossa graça quero viver.

 

Os frutos que tenho nas mãos

quero vos entregar;

os prantos dos meus irmãos

a todos procurei enxugar.

 

Só me resta agradecer

por esta paz abençoada!

Fazei-me sempre viver

em vossa presença amada!

 

AMAR E SER AMADO

03/11/15-

H-222

Amar e ser amado,

como todos o almejam!

Até que alguns desagrados

impedem o que desejam

 

O amor com egoísmo

deixa de ser amor,

brota do narcisismo,

perde todo candor,

perde todo calor.

 

Quem ama não é egoísta,

protege a pessoa amada,

deixa de ser narcisista,

enfrenta qualquer parada

 

Entre todos os amores

só o vosso, Senhor Deus, é infinito!

Não contém dissabores,

para sempre ele é bendito!

 

Ó Senhor, dai-me coragem

de sempre poder amar,

sem lucros ou vantagens,

em qualquer tempo e lugar,

pois amo porque sou amado

por ti, ó Jesus Crucificado!

 

A VOSSA IMAGEM, MARIA!

14/11/15-

H-227

Revirando um velho caixote

reencontrei vossa imagem, Maria!

Eu ainda era meninote

quando eu a beijava todo dia!

 

Quantas lágrimas ali derramei,

tanto de tristeza como de alegria!

Quantas promessas ali vos falei,

e sempre me ajudastes, ó Maria!

 

Agora, já envelhecidos,

tanto eu como a vossa imagem,

sinto-me agradecido

por me terdes dado tanta coragem!

 

Logo nos encontraremos

na beleza do Paraíso

e juntos adoraremos

a Deus, num grato sorriso!

SANTA TERESINHA

22/11/15-

H-232

(ver também 82)

Preces dirigidas

por ti a nosso Senhor,

rosas distribuídas

à terra, com amor!

 

Assim tu atendes

a nós, pobres mortais,

assim compreendes

nossas dores, nossos ais!

 

Quando de ti recebo

uma rosa perfumada,

logo, logo, percebo

que ela por ti foi apanhada

do divino tesouro, logo cedo,

e logo atirada

à minha vida agitada

 

Teresinha, minha santa,

roga por nós, pecadores!

Nossa fraqueza é tanta!

Ouve nossos clamores!

 

OS SINAIS DE DEUS

01/12/15-

H-236

São tantos os sinais, Senhor,

que me levam à vossa presença,

que me falam do vosso amor,

que mostram vossa benevolência!

 

São respingos de vida eterna

que entre nós se alojam,

que mostram vossa mão paterna,

e à vossa paz nos arrojam.

 

Na paz desta agradável tarde,

relembro os vossos sinais!

Eles, sem muito alarde,

me falam o quanto me amais!

 

Saboreio estes momentos

como o mais fino manjar!

Coloco-vos os meus sentimentos

e o desejo de vos amar!

 

Os sinais que me tendes dado

me dão profunda segurança!

Me dizem que por vós sou amado,

como pela mãe, a criança.

SOLITÁRIO SOLIDÁRIO

06/12/15-

H-239

Ergo-vos minhas mãos, Senhor,

no silêncio do crepúsculo!

Com elas vos dou meu coração, meu amor,

acolhei-me como discípulo!

 

São tantas as vossas graças,

em minha vida solitária,

meu coração, cheio de traças,

limpo com a vida solidária.

 

Solitário, sim, mas solidário,

quero sempre convosco estar!

Desde o nobre ao operário,

vosso evangelho proclamar.

 

Foucauld a pregar me convida

não com a palavra estudada,

mas com minha própria vida,

diante do sacrário incrementada.

 

Sou um eremita paroquial,

isto me dá muita alegria!

Vivo minha vida tão normal,

convosco, com o próximo, com Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário