segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

VIGIAI E ORAI!


Descobri a duras penas que não devemos separar o vigiar e o orar. Separadas são ineficazes.

A TEIA DE ARANHA

Quando eu trabalhei como jardineiro, limpava sempre a cadeira onde estava uma bela teia de aranha, mas no dia seguinte a teia estava refeita! Que perseverança! Se nós tivéssemos a constância dessa aranha, já seríamos santos!

JESUS CÁRITAS (JESUS AMOR)



Essas duas palavras, “Jesus-Cáritas”, que significa “Jesus-Amor”, eram usadas por São Carlos de Foucauld, o “Irmão Carlos”.(1858 -1916). Tinha sido alcoólatra, mulherengo e milionário, mas renunciou a tudo para viver no deserto do Saara, com o povo tuaregue.

EIS-ME AQUI, SENHOR!


Todos nós somos chamados à santidade: “Sede perfeitos, como vosso Pai que está nos Céus é perfeito” (Mt 5,48); “Sede santos, porque eu sou santo” (Lev 20,7 e 1a Pd 1,16).

SÓ POR HOJE


Esse é o segredo dos santos: viver o dia-a-dia, viver bem só por hoje. Santa Faustina Kowalska escreveu sobre isso:

PARA QUE OS SACRAMENTOS FUNCIONEM


O sacramento não é algo mágico. Ele pode até acontecer sem a fé, mas não atua, não é eficaz, se não o recebermos com reta intenção, com o desejo verdadeiro de uma mudança radical de vida.

ACEITAR-SE


O início de qualquer cura só acontece quando a pessoa toma conhecimento de seus limites e fraquezas e se aceita. Há pessoas, por exemplo, que não aceitam o próprio envelhecimento e acabam não aproveitando as coisas boas da velhice.

DEUS NÃO NOS ABANDONA!



No livro 4 de “A Imitação de Cristo”, de Thomas de Kempis, capítulo 18 lemos: “Bem-aventurada é a simplicidade, que deixa os caminhos dificultosos das discussões para andar no cominho plano e firme dos mandamentos de Deus!”.

domingo, 25 de dezembro de 2016

A ESTRESSANTE VIDA NA MATA


Premido pelas circunstâncias, fui morar por alguns meses num lugar cheio de mata virgem por todos os lados, afastado da cidade. 

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A PAZ INTERIOR

16/11/16
Eu já comentei, em vários artigos, que os sofrimentos são muitas vezes permitidos por Deus a fim de nos purificar, para que ele possa nos transmitir a sua santidade (Hb12,10).

PENSAR NOS OUTROS

11/11/16
Muito se fala sobre o amor, mas poucas vezes se fala sobre certos atos de individualismo que fazemos mesmo com as pessoas que amamos. Vou contar um exemplo disso: