quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

É POSSÍVEL SER FELIZ?


29/10/2018 

Muitos falam que estamos no fim dos tempos por causa das barbaridades que se cometem, das catástrofes etc. Eu sempre respondo que isso não é bem assim.


Nos tempos antigos tudo isso ocorria. Uma parenta minha, já falecida, casou-se grávida de três meses em 1920! E apertava a cintura para não aparecer, pois nesse tempo isso era inconcebível. 

Nos tempos do império romano milhares de cristãos morriam comidos pelas feras! Na Idade Média, outros milhares morriam pela peste e pelas guerras... 

Sempre aconteceram essas coisas. Talvez agora estejam mais visíveis! Mas o mundo sempre foi assim: procura a felicidade onde ela não está. 

Atualmente, a duras penas, consegui aprender, aos mais de 70 anos de idade, que o único modo de eu ser feliz é agir conforme Deus me planejou. Se sair disso, ele respeita minha vontade, mas não vou ser feliz. 

Uma pessoa rica, por exemplo, por mais que tenha dinheiro, vai se satisfazer com uma determinada quantia de alimentação, tanto quanto como uma pessoa pobre. A diferença é talvez o requinte da comida. Por mais dinheiro que tenha, não poderá comer mais do que o corpo aceitar. 

Numa das paróquias em que vivi, bem abastada, as mulheres quiseram fazer um Natal para os pobres de um bairro pobre vizinho. Não me pediram nenhum palpite. Foi um tremendo fracasso. Sabem por quê? Fizeram comida de rico, sofisticada, com “issos e aquilos”, e os pobres não estavam acostumados com esse tipo de alimentação. Elas vieram chorar as mágoas comigo. Eu lhes disse que falassem comigo no ano seguinte. Foi o que fizeram. Aconselhei-as a fazerem comida simples, como arroz, feijão, frango, macarronada e uma salada bem simples. Foi um sucesso! Todos comeram de se lambuzar! 

Isso nos ensina que a felicidade não está na comida sofisticada, requintada. Esses pobres foram mais “felizes” com a comida simples do que com a comida sofisticada. 

Na minha opinião seremos felizes na proporção em que seguirmos as orientações de Jesus que, enquanto Deus, nos criou com o Pai e o Espírito Santo. Deus nos criou baseado em determinados parâmetros. Se nós os seguirmos, seremos felizes, pois estaremos seguindo os caminhos pensados por Deus a nosso respeito. 

É como, por exemplo, querermos lavar meias num liquidificador. Não dá! O liquidificador não foi feito para lavar meias. Ser feliz contrariando o projeto de Deus nunca dará certo. 

A felicidade está onde está Deus. Se procurarmos evitar o pecado, abrirmo-nos à caridade gratuita (sem querer nada, nem mesmo agradecimentos), aprendermos a conviver de modo equilibrado em tudo o que fizermos, darmo-nos à oração, aí seremos felizes 

SER FELIZ (Papa Francisco) 

Você pode ter defeitos, estar ansioso e viver irritado algumas vezes, mas não se esqueça que sua vida é a maior empresa do mundo.

Só você pode evitar que ela entre em decadência. Há muitas pessoas que precisam de você, te admiram e te gostam de sua companhia. 

Eu gostaria que você se lembrasse que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, um caminho sem acidentes, trabalho sem cansaço, relacionamentos sem decepções. 

Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é somente valorizar o sorriso, mas também refletir sobre a tristeza. 

Não é apenas comemorar o sucesso, mas sim aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter alegria com os aplausos, mas ter alegria no anonimato. 

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. 

Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas sim uma conquista para quem sabe viajar para dentro de seu próprio ser. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor de sua própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no fundo de nossa alma. 

É agradecer a Deus cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. 
É beijar os filhos, mimar aos pais, ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos machuquem. 

Ser feliz é deixar livre a criatura alegre e simples que vive dentro de cada um de nós. É ter maturidade para dizer "errei". Ter ousadia para dizer "me perdoe". Ter sensibilidade para expressar "te preciso". É ter capacidade de dizer "te amo". 

Que sua vida se transforme num jardim de oportunidades para ser feliz. Que em suas primaveras seja um amante da alegria. E em seus invernos seja amigo da sabedoria. E que quando você erre no caminho, comece tudo de novo. 

Pois assim será mais apaixonado pela vida. E descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas sim usar as lágrimas para regar a tolerância. As perdas para aprender a ter paciência. As falhas para esculpir a serenidade. A dor para lapidar o prazer. Os obstáculos para abrir as janelas da inteligência. 

Nunca desista... 

Nunca desista das pessoas que você ama. 
Nunca desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível. 

E você é um ser humano especial. Agora sim. Tome um pouco de seu tempo para ler e processar tudo. 

Papa Francisco
*********************************
Seja feliz em qualquer lugar
(escrita pelo administrador do blog)



“A alegria não está nos objetos, mas no mais íntimo do coração; podemos senti-la tanto no mais fino palácio, quanto na mais fria prisão”.


Essa frase foi atribuída a Santa Teresinha por uma sua biógrafa, Mônica S. A própria vida dessa santinha mostra que, se ela não disse isso, pelo menos viveu. Quanto a mim, sonhei nesta noite com esse tema. 


Podemos ser felizes em qualquer lugar se vivemos na graça de Deus, ou seja, se evitamos os pecados e procuramos seguir o que Jesus mandou, de amarmos a Deus e ao próximo. 


A boa consciência de estar fazendo o bem e agradando a Deus nos faz felizes sejam quais forem os problemas que nos rodeiam. Há, sem dúvida, muitos deles que nos bloqueiam por alguns dias, mas tudo passa, e a paz volta a reinar em nossa vida quando reina Deus em nosso coração. 


Ser feliz é, como dizia o bispo D. Lucas Moreira Neves, “ter-se em mãos”. Podemos, sim, ser felizes em qualquer lugar. A primeira condição para isso é a oração contínua, que nos dará forças para ficarmos livres do pecado e de qualquer coisa que nos aprisione interiormente. 


Ser feliz não é não termos problemas e sofrimentos, mas é estarmos em paz, apesar dos problemas e sofrimentos.


Ser feliz é saber que somos amados por Deus, em qualquer situação em que estivermos, mesmo no pecado. É saber que ele nunca, mas nunca mesmo, nos abandonará. É estar ciente de que por mais que nos sintamos abandonados, Deus, Pai-e-Mãe eterno, estará nos carregando em seu colo e nos alimentando com seu próprio Corpo e Sangue.


03/11/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário