quarta-feira, 31 de outubro de 2018

ONDE ESTÁ A FELICIDADE?



29/10/2018 

Muitos falam que estamos no fim dos tempos por causa das barbaridades que se cometem, das catástrofes etc. Eu sempre respondo que isso não é bem assim.Nos tempos antigos tudo isso ocorria. Uma parenta minha, já falecida, casou-se grávida de três meses em 1920! E apertava a cintura para não aparecer, pois nesse tempo isso era inconcebível. 

Nos tempos do império romano milhares de cristãos morriam comidos pelas feras! Na Idade Média, outros milhares morriam pela peste e pelas guerras... 

Sempre aconteceram essas coisas. Talvez agora estejam mais visíveis! Mas o mundo sempre foi assim: procura a felicidade onde ela não está. 

Atualmente, a duras penas, consegui aprender, aos mais de 70 anos de idade, que o único modo de eu ser feliz é agir conforme Deus me planejou. Se sair disso, ele respeita minha vontade, mas não vou ser feliz. 

Uma pessoa rica, por exemplo, por mais que tenha dinheiro, vai se satisfazer com uma determinada quantia de alimentação, tanto quanto como uma pessoa pobre. A diferença é talvez o requinte da comida. Por mais dinheiro que tenha, não poderá comer mais do que o corpo aceitar. 

Numa das paróquias em que vivi, bem abastada, as mulheres quiseram fazer um Natal para os pobres de um bairro pobre vizinho. Não me pediram nenhum palpite. Foi um tremendo fracasso. Sabem por quê? Fizeram comida de rico, sofisticada, com “issos e aquilos”, e os pobres não estavam acostumados com esse tipo de alimentação. Elas vieram chorar as mágoas comigo. Eu lhes disse que falassem comigo no ano seguinte. Foi o que fizeram. Aconselhei-as a fazerem comida simples, como arroz, feijão, frango, macarronada e uma salada bem simples. Foi um sucesso! Todos comeram de se lambuzar! 

Isso nos ensina que a felicidade não está na comida sofisticada, requintada. Esses pobres foram mais “felizes” com a comida simples do que com a comida sofisticada. 

Na minha opinião seremos felizes na proporção em que seguirmos as orientações de Jesus que, enquanto Deus, nos criou com o Pai e o Espírito Santo. Deus nos criou baseado em determinados parâmetros. Se nós os seguirmos, seremos felizes, pois estaremos seguindo os caminhos pensados por Deus a nosso respeito. 

É como, por exemplo, querermos lavar meias num liquidificador. Não dá! O liquidificador não foi feito para lavar meias. Ser feliz contrariando o projeto de Deus nunca dará certo. 

A felicidade está onde está Deus. Se procurarmos evitar o pecado, abrirmo-nos à caridade gratuita (sem querer nada, nem mesmo agradecimentos), aprendermos a conviver de modo equilibrado em tudo o que fizermos, darmo-nos à oração, aí seremos felizes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário