terça-feira, 6 de novembro de 2018

COMO PREVENIR O ESTRESSE


06/11/18 

Eis algumas dicas para nós prevenirmos o estresse da vida moderna : 
1- Fazer uma coisa de cada vez, caprichada, sem se preocupar com as outras obrigações ou preocupações do restante do dia. Vou dar um exemplo de desperdício: quando você estiver comendo frango assado, não fique comentando com o outro comensal sobre picanha ou outro tipo de comida. Aprecie o frango assado! É tão comum as pessoas comerem uma coisa comentando sobre outra! 

2- Gandhi diz que caminhar é o melhor remédio para a saúde. Procure caminhar pelo menos 45 minutos diariamente! 

3- Quando estiver fazendo algo, pare um pouco, respire fundo, dê alguns passos no ambiente mesmo em que está, dê uma relaxada e depois volte a fazer o que fazia. Não fique trabalhando direto. Isso vale, sobretudo, para quem trabalha diante de um computador. Lembro-me sempre de minha mãe. Eu me debruçava sobre os livros, quando estudava, e ela, mesmo tendo pouca instrução escolar, quando eu já estudara bastante, fechava o meu livro e me expulsava da casa: “Vá brincar um pouco e depois você volta”. É, gente, eu era muito “Caxias”. Ô mãe abençoada que eu tinha! 

4- Siga o que já dizia Santa Teresa de Ávila: “Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa. A paciência tudo alcança. Deus nunca muda. A quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta!”. Ou seja: não fique preocupado(a) com as tarefas que tem que realizar durante o dia. Faça coisa por coisa, sem pressa, sem se afobar. Confie em Deus. Acredite que ele está presente e pode lhe ajudar sempre. Nem um fio de cabelo cai de nossa cabeça sem que Deus consinta. É verdade que muitas desgraças acontecem sem que tenha sido da vontade dele, mas ele consente. Se você tiver contato constante com Deus, creia que ele não vai permitir algo que possa impedir você de se salvar. Sim! Nós nos preocupamos muito com esta vida, mas Deus pensa muito além disso: ele quer preservar-nos para a vida eterna e é por isso que ele permite certas desgraças e coisas ruins em nossa vida. Pode ser que aquela coisa não seja tão ruim assim se, por exemplo, livrou-nos da perdição eterna! 

5- Tudo o que você tem que fazer e não gosta, faça oferecendo aquilo para reparar seus pecados, ou para alguma outra intenção, como penitência. O hábito vai acabar tornando aquilo agradável. O meu tio, quando éramos crianças, repetiu o que seria hoje a oitava série por causa da matemática. Naquele tempo havia 2ª época para quem não conseguisse a nota necessária na primeira prova. Ele estudou tanto para passar que acabou gostando da matemática e tornou-se engenheiro eletricista. Atualmente, com 77 anos de idade, já aposentado, foi chamado pela firma em que trabalhava para resolver alguns problemas que eles não estavam conseguindo resolver. Ele voltou a trabalhar, pois não achava o que fazer em casa. O trabalho dele é em São Paulo, mas ele mora numa cidade vizinha. Sobre a demora do trânsito, ele me disse: “O tempo em que eu fazia nada em casa, faço nada no trânsito! É a mesma perda de tempo! Só que agora sou remunerado para isso”. E ele tem razão... 

6- Diariamente tire um tempo, além do trabalho, para a oração e para uma “happy hour”, ou seja, um tempo de descontração, de lazer. Passe diariamente um tempinho com a família. Se você mora sozinho(a), leia os vários artigos deste blog (site) e os siga. 



7-Enfim, por mais complicada esteja sua situação familiar, econômica, social, pessoal, lembre-se de que SEMPRE HÁ UMA SAÍDA e de que Deus nos ama infinitamente. Coloque tudo nas mãos de Deus, confie em sua Providência Divina, e reze. Se você não conseguir ficar um tempo maior em oração, reze orações curtas, como “jaculatórias”, muitas vezes ao dia. É o costume dos monges orientais. São “pequenos tiros” de esperança que lançamos para o Céu. Exemplo dessas pequenas orações: “Senhor Jesus, Filho do Deus Vivo, tende piedade de mim, pecador”. Outra: “Jesus, eu te amo, me ajude!”. Ou ainda: “Jesus, Maria, José, aumentai minha fé”. José, Jesus, Maria, sede minha alegria!”. “José, Maria, Jesus, que eu saiba levar minha cruz!”. E outras, parecidas com essas. Você nem faz ideia de como isso ajuda! Eu, pelo menos, faço sempre essas pequenas orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário