domingo, 9 de maio de 2021

Pe. RICARDO DIAS NETO- vídeos e texto


Consegui gravar um vídeo com a voz do Pe. Ricardo num curso de canto dos anos 90


ESTE A SEGUIR É A MESMA MÚSICA, MAS COM A VOZ DO FREDERICO, QUE ERA DO GRUPO DISPA, PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO


BENDITOS DE MEU PAI E EXPOSIÇÃO DO CAIXÃO MORTUÁRIO. 


Mesma música, Herdeiros do Reino, cantada pelo povo na missa de corpo presente. O corpo veio de Roma, onde ele estava morando, vários dias após sua morte. 


AVE-MARIA DAS EQUIPES DE N. SRA.


Ave Maria das Equipes de N. Sra. O comentário é de quem postou o vídeo no Youtube: 

"Linda música de autoria do Padre Ricardo Dias Neto (mai/1985). O padre e jornalista Ricardo Dias Neto, morreu com 56 anos. Ele era o diretor responsável pela edição em Língua Portuguesa do jornal L'Osservatore Romano, órgão oficial da Igreja Católica, e colaborava com a Rádio Vaticano.(Dominus Vobiscum). Pe Ricardo faleceu no início deste mês em Roma" (out 2007)

( A música Herdeiros do Reino foi retirada do público)

Músico, compositor, poliglota (falava várias línguas), literato, excelente sacerdote, esmerado na liturgia, mestre em etiqueta e em relacionamento com as pessoas de todas as classes. Era refinado em suas atitudes, mas viera de um berço humilde. 

Quem conta isso é um amigo dele, padre, completamente oposto ao Pe. Ricardo: simples, sem nenhuma etiqueta, nem músico, nem poliglota (arranha um pouco de inglês, francês, espanhol e latim). 

Eram amigos, justamente por causa dessa oposição nos dotes. O ponto em comum estava na poesia e na literatura, incluindo filmes e certos tipos de música.

O padre Ricardo foi morar no Vaticano. Ultimamente era responsável pela edição em português do Osservatore Romano. Chegou a tocar piano a quatro mãos com o papa Bento XVI. 

Quando ainda morava no Colégio Pio Brasileiro, de Roma escreveu uma carta ao seu amigo simples. Terminou a carta dizendo: “Bem, agora são quatro horas da tarde e eu vou tomar meu chá inglês na xícara de porcelana chinesa, ouvindo o Rackmaninof (um dos mais sofisticados compositores)”. 

O amigo dele, caipirão, respondeu e terminou sua carta dizendo: “Bem, agora são três horas da tarde, e eu vou tomar meu chá mate Leão, no copo de geleia da Cica, ouvindo o Chitãozinho e Xororó”. 

O Pe. Ricardo riu muito e um dos seus colegas, voltando ao Brasil, contou que mostrava a carta a todos. 

Esta é a flor Edelweiss
Outro fato na vida do Pe. Ricardo foi quando deixara sobre a mesa de trabalho uma florzinha chamada Edelweis (edelváis), que só cresce nos Alpes Austríacos, e que uma paroquiana, vinda de lá, lhe dera. 

Chegando de uma visita que fizera, procurou a florzinha para guardá-la e não a encontrou. Perguntou, então, à empregada, D. Iolanda: 

“Onde está a minha edelweiss?” 

- “Éde o quê, Pe. Ricardo?” 

Ele lhe explicou. Ela lhe informou: 

“Ah! Aquela florzinha seca? Eu a joguei no lixo!” 

O resultado da história é que ambos ficaram remexendo o lixo até encontrar a tal florzinha. 

Um outro fato do padre aconteceu num passeio a Campos de Jordão com vários de seus colegas padres. Certa noite ele voltava de um passeio pela cidade. Todos os outros tinham os olhos fitos na tevê. Ele chegou, cumprimentou-os com um “boa-noite” e ninguém lhe respondeu. Sem pensar suas vezes, ficou defronte com a tevê, ajoelhou-se para ela e lhe fez uma lenta reverência, como se a adorasse. “Caiu a ficha” dos colegas, que riram e perceberam que pregavam tanto o desapego à tevê e não tiveram ânimo para desligar-se dela a fim de cumprimentar o colega. 

Quando o Pe. Ricardo precisava resolver algum problema sério, procurava o seu amigo para desabafar e pedir uma opinião. Foi após um desses desabafos que ele compôs essa música do vídeo que vocês podem assistir aqui: “Pra Consolar Maria”. 

O Pe. Ricardo morreu em Roma, na Praça de S. Pedro, a 04 de outubro de 2007. Tinha 56 anos de idade. Que saudade! 

Nós, que ainda estamos vivos, temos um "tempinho" de gorjeta. Como o aproveitaremos? Como nos aprofundar no relacionamento com os irmãos? Como ajudá-los?

O Pe. Ricardo e tantos outros que morreram jovens não têm mais esse tempo. Ele já deve estar "regendo o coral celeste", como diz numa de suas músicas. Seu amigo, que o conheceu bem, lhe disse uma vez em tom de brincadeira: "Não é muita pretensão sua reger o coral celeste?"

Gente, vamos agradecer a Deus por termos ainda um tempinho de sobra e recomeçar nossa vida, numa vida mais santa!

(18/02/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário