domingo, 4 de abril de 2021

DRA ZILDA, ROGAI POR NÓS!




Conheço uma pessoa que alcançou duas graças pela intercessão da Dra. Zilda, uma em fevereiro de 2015 (cura da labirintite) e outra em 2017 (cura da catarata). Mais recentemente, uma minha amiga também recebeu uma grande graça por intercessão dela. 

Em 2021 um outro amigo foi curado de pedra nos rins. Já estava para ser operado quando ele e sua esposa pediram à Dra. Zilda Arns e as pedras simplesmente sumiram. 

Que ela possa ser declarada serva de Deus, Beata e Santa.

Foi uma mulher digna.

Conheço um de seus ex-motoristas, que deu um testemunho muito grande dela: atenciosa, delicada, humilde, nunca o humilhou, nunca deu contra testemunho de seu cristianismo.

Pudera houvesse tantas outras pessoas como ela!

Dra. Zilda, rogai por nós!


(O que segue é o que eu tirei do site. Veja o último discurso da Dra. Zilda clicando neste link: 


“A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias”.


No mês de janeiro, recorda-se o falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, que morreu vítima do terremoto ocorrido na cidade de Porto Príncipe, Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010. A ela, carinho e eterna gratidão. A linha do tempo a seguir contém os principais fatos e ações que marcaram seu trabalho após a fundação da Pastoral da Criança em 1983.


BIOGRAFIA

Dra. Zilda Arns Neumann foi médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa - organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dra. Zilda Arns também foi representante titular da CNBB, do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). 

Nascida em Forquilhinha (SC), residia em Curitiba (PR), mãe de cinco filhos e avó de dez netos. Escolheu a medicina como missão e enveredou pelos caminhos da saúde pública. Sua prática diária como médica pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba (PR), e posteriormente como diretora de Saúde Materno-Infantil, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, teve como suporte teórico diversas especializações como Saúde Pública, pela Universidade de São Paulo (USP) e Administração de Programas de Saúde Materno-Infantil, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). Sua experiência fez com que, em 1980, fosse convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite, que começou em União da Vitória (PR), criando um método próprio, depois adotado pelo Ministério da Saúde. 


Em 1983, a pedido da CNBB, a Dra. Zilda Arns criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, Cardeal Arcebispo Primaz de São Salvador da Bahia, que na época era Arcebispo de Londrina. Foi então que desenvolveu a metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas, como narra o Evangelho de São João (Jo 6, 1-15). A educação das mães por líderes comunitários capacitados revelou-se a melhor forma de combater a maior parte das doenças facilmente preveníveis e a marginalidade das crianças. 

Após 30 anos, a Pastoral acompanha mais de 1,2 milhão de crianças menores de seis anos, 72 mil gestantes e 1 milhão de famílias pobres, em 3.881 municípios brasileiros. Seus mais de 205 mil voluntários levam fé e vida, em forma de solidariedade e conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres. 

Em 2004, a Dra. Zilda Arns recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Mais de 163 mil idosos são acompanhados todos os meses por aproximadamente 19 mil voluntários. 

Dra. Zilda Arns Neumann recebeu o título de Cidadã Honorária de 11 estados e 37 municípios brasileiros, 19 prêmios (nacionais e internacionais) e dezenas de homenagens de governos, empresas, universidades e outras instituições, pelo trabalho realizado na Pastoral da Criança. 

Pelo seu trabalho na área social, Dra. Zilda Arns recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation (EUA), em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994); títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinense de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina. 



LINHA DO TEMPO

1983 • Fundação da Pastoral da Criança, juntamente com Dom Geraldo Majella Agnelo, em Florestópolis – Paraná.

1987 • Lançamento do Primeiro Guia do Líder da Pastoral da Criança.

1987 • Campanha do Soro Caseiro. 

1987 • Lançamento do Jornal da Pastoral da Criança. 

1990 • Lançamento do Programa de Rádio Viva a Vida. 

1991 - 2009 • Dra. Zilda foi Conselheira no Conselho Nacional de Saúde. 

1993 - 1995 • Coordenadora Materno-infantil do Ministério da Saúde. 

1995 • A Pastoral da Criança se torna Organismo de Ação Social da CNBB. 

2003 • Realização do Primeiro Congresso Nacional da Pastoral da Criança. 

2004 • Fundação da Pastoral da Pessoa Idosa. 

2007 • Segundo Congresso Nacional da Pastoral da Criança. 

2008 • Fundação da Pastoral da Criança Internacional, com sede no Uruguai. 

2010 • Falece na cidade de Porto Príncipe – Haiti. 

“Quando vejo, depois de anos de intenso trabalho, como a Pastoral da Criança se expandiu, como formou uma rede de solidariedade, como formou uma verdadeira família, acredito sempre mais no amor de Deus por nós, em sua sabedoria e graça ao conduzir tão bem a Pastoral da Criança!” 


(Dra. Zilda Arns Neumann)

*************************************
De outra fonte:

Zilda Arns Neumann foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Wikipédia


Falecimento: 12 de janeiro de 2010, Porto Príncipe, Haiti
Nacionalidade: Brasileiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário