quinta-feira, 21 de outubro de 2021

CRISTÃOS BATE-BEIÇO



CRISTÃOS "BATE-BEIÇO"

21/10/21

Infelizmente sou cristão do tipo "bate-beiço", ou seja, que reza muitas orações vocais. Eu acredito que há muitos como eu no mundo inteiro. A contemplação pura é muito difícil e requer uma certa "vocação", segundo diz Santa Teresa de Ávila.

Ela diz, também, que uma pessoa pode muito bem se santificar apenas com as orações vocais. Claro que eu também faço oração contemplativa, mas está longe de ser a ideal.

São Carlos de Foucauld ensina que devemos orar com poucas palavras, olhar para Jesus (no caso dele Jesus Eucarístico, já que ele fazia suas orações na capela de seu eremitério lá no deserto do Saara, em Tamanrasset), e saber que ele está me olhando e eu o estou olhando. Às vezes algumas palavras tipo jaculatórias, como os monges do Egito antigo, que rezavam apenas jaculatórias durante o dia todo.

A oração contemplativa depende muito de um dom especial de Deus, segundo a referida santa. Não é algo que nós conseguimos por vontade própria apenas. Podemos, sim, pedir a Deus que nos oriente e nos dê essa graça. Mas enquanto isso, vamos caprichar em nosso “bate-beiço”, acompanhando as orações vocais com pensamentos de amor e de agradecimento a esse Deus tão misericordioso e que nos ama tanto!

Vamos rezar, seja de modo contemplativo, seja de modo “bate-beiço”, mas vamos rezar, orar. Nossa Senhora está pedindo muitas orações lá em Medjugorje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário