terça-feira, 19 de novembro de 2019

A ARTE NOS ELEVA






19/11/2019 

Para mim, a arte é um modo humano de contemplar e reproduzir a obra de Deus. É a captura da mensagem de Deus em suas obras e a expressão delas de algum modo, conforme a própria capacidade e imaginação..

Eu gostaria muito de saber, mas não sei pintar. Rabisco algumas poesias, que acho que de poético não tem nada, mas algumas delas me agradam. Outra coisa de que toda a vida gostei é fotografar. Meu pai tinha uma daquelas câmaras antigas, tipo caixinha, de 8 fotos, que a gente mandava revelar depois de tiradas. Eu acabei gostando também de fotos, mas não sei fotografar como profissional. Continuo amador. 

Essas duas fotos que tirei hoje à tarde, durante minha caminhada diária, me encantaram. Senti-me como que um admirador da arte divina. Pensei como há tantas outras cenas da natureza muito mais belas do que estas, mas poucos têm a oportunidade de admirar. Na verdade, todos os dias deparamos com artes finíssimas da natureza, mas passamos reto, não percebemos. Que pena! 

Às vezes percebo, por exemplo, florinhas delicadas, pequenas, escondidas, que mostram, em sua singeleza, todo o poder de um Deus Criador inventivo e que não se repete. 

Eu acho que percebemos mais o poder de Deus nessas coisinhas pequenas do que nas obras enormes, como as estrelas e planetas, por exemplo. Você já percebeu o tamanho minúsculo de certas formiguinhas que invadem nossas casas? Como pode viver um bichinho desses? Tem um conjunto de órgãos que funcionam, que agem, que produzem alguma coisa. O faro da formiga alcança uma distância enorme. Sua força é descomunal pelo seu tamanho. Tudo isso é obra de Deus. E quando percebemos essa magia que existe na natureza, e a interpretamos de alguma forma visível, isso se torna arte. 

Acontece muitas vezes que a arte brotada de alguém é pesada, sombria, cheia de "labirintos". É o que eu disse acima: cada um expressa o que sente de acordo com sua capacidade e visão. E o que essa pessoa expressa é o que resultou, em seu íntimo, a visão ou a sensação que teve de alguma coisa. 

Acredito também, baseado nisso que acabei de dizer que, se a pessoa está de bem com a vida, com Deus, com a sociedade, sua arte vai expressar claramente isso.

O meu desejo sincero é que todos nós, mesmo os que nunca observam a natureza, possamos perceber melhor o que está à nossa volta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário