terça-feira, 30 de abril de 2013

POESIAS - LÁGRIMAS

 

LÁGRIMAS DE MÃE

(TUAS LÁGRIMAS)

(Título original: Tuas Lágrimas)

04/12/2011

E-11

Mãe querida,

As lágrimas de dor

Que vi em teu olhar

Pareciam gotas de orvalho

Caindo de uma flor.

 

As preces de amor

Que vi sair de teus lábios

Pareciam sussurros de um riacho

A correr pelo cascalho.

 

A vela acesa colorida

Que vi em teu oratório

Parecia lampejos de esperança

Que ainda restavam em tua vida

 

A linda rosa vermelha

Que vi tão viva em teu vaso

Muito se assemelhava

Ao carmim de tua boca

 

Cenário estupidamente lindo!

Cena incrivelmente bela,

Terrivelmente marcada

Por teu semblante de angústia!

 

Impotente e indeciso,

Afastei-me lentamente

Com medo de desfazer

Aquele momento celestial.

 

LÁGRIMAS

(30/10/2013)

E-54

As lágrimas que chorei

em toda a minha vida,

em frascos as guardei

como lembranças vivas

das mágoas sentidas,

das esperanças perdidas,

das alegrias que expressei,

das paixões contidas.

 

Muitos anos se passaram,

elas nunca secaram,

eu sempre as podia ver,

eu nunca as parei de colher,

eu nunca tentei retê-las.

 

Num certo dia, entretanto,

em que o sol brilhava forte,

mas um saudável vento do norte

amenizava o clima,

percebi os frascos vazios.

O tremor causou-me arrepios,

meu coração encheu-se de horror.

Dentro do armário fechado,

cofre do meu "tesouro",

apenas um frasco havia,

de um vidro dourado,

mas mesmo assim transparente,

que no armário reluzia.

Sob o vidrinho, um bilhete,

com letras de ouro puro,

escritas por punho seguro,

dizendo-me assim:

"Estas lágrimas de dor

são provindas do teu coração

ao me ver crucificado

na dor de seus irmãos".

 

ORVALHO

16/2/2014

E-74

As gotas de orvalho

que à noite caíram,

dissiparam-se com o sol nascente

iluminando a estrada

 

As lágrimas tão puras

que de teus olhos fluíram

dissiparam-se

com o inocente sorriso

de tua filha tão amada.

 

AS LÁGRIMAS DO CAMINHO

16/08/2014

E-118

As pedras da estrada

não me impedem o caminhar;

as lágrimas então derramadas,

nem as posso contar!

 

A ESCOLHA DO MAL

16/11/15-

E-229

A oração daquela senhora,

como o incenso,

estava subindo...

Suas lágrimas, sem demora,

em tom intenso,

estavam caindo...

 

Ao caírem em seu peito,

lugar do coração,

evaporavam com o calor...

calor de teor tão perfeito,

motivo da oração,

provindo de um grande amor

 

Seu filho, já adulto, na droga,

tão custosa,

estava no fundo do poço!

Da vida dela, com tão dura prova,

tão dolorosa,

só restara um caroço!

 

Todos são livres para tudo,

mas alguns não sabem escolher.

Às vezes ouvem o “chifrudo”,

escolhem o mal,

deixam-se por ele se perder!

 

SALMO 56, 8

17/11/15-

E-230

Não estamos sozinhos

nesta estrada da vida!

Em todos os caminhos

Deus é a nossa guarida!

 

O pranto derramado

foi todo ele colhido

no odre bem fechado

de nosso Deus tão querido!

 

Os passos no caminho

foram todos anotados

com todo o divino carinho

por nosso Deus tão amado!

 

Por que, então, a tristeza?

Por que o medo, o cansaço?

Nós temos de Deus a certeza

de estarmos sempre em seus braços!

 

 

POR QUE ESSAS LÁGRIMAS?

13/05/16

E-274

As lágrimas me rolaram pela face

ao ouvir de tua boca triste lamento!

Não pensei que a tal ponto chegasses,

sempre foste, para mim, um doce alento!

 

Por que essas lágrimas tão sentidas?

Que tristeza é essa em teu olhar?

Seriam lembranças já perdidas?

Seriam mágoas do verbo amar?

 

Nunca eu te vi tão triste assim!

Passaste tua vida a nos animar!

Que há em teu coração? Diz pra mim!

Que posso eu fazer para te consolar?

 

Teu silêncio me marcou profundamente,

teu sorriso se estampou forçado!

Tua mão em meu ombro, levemente,

e saíste, me deixando ali parado!



LÁGRIMAS INCONTIDAS

03/2017 (postada em 10/09/2020)

E-375

Lágrimas incontidas

banharam meu rosto

ao cair da tarde.

Ilusões curtidas

desalojaram-se de mim,

sem muito alarde...

 

Nada mais restou

a não ser um copo solitário de uísque,

que tanto me acalentou

neste começo de noite tão triste...

 

Tentei consolar-me com as estrelas,

mas as nuvens as cobriram

e começaram também a chorar.

 

A chuva que cai lá fora

também banha o meu coração...

as ilusões perdidas no tempo,

as palavras fendidas no ar,

tudo o que havia se perdeu,

tudo o que pensei ser meu...

 

Ouço a chuva no telhado,

monótona e quase em surdina,

vou sair!

 

Já aqui na esquina,

chuva e lágrimas mescladas,

minha alma e a roupa molhadas,

tento cobrir o copo

para que o uísque não se enfraqueça!



SORRISO DIVINO

05/01/2021

E-376

As águas que passaram

 molharam,

encharcaram,

impregnaram de supérfluos

levaram ao fundo,

ao lodo imundo,

arrasaram sua mísera vida.

 

Totalmente vencido,

no fundo do poço,

ele pôde ver a luz,

belíssima,

do sol da esperança.

A mão de Deus,

forte e segura,

se estendeu a ele,

e ele pôde levantar-se.

 

Agora,

à luz do sol,

à luz da serenidade,

seus olhos se abriram,

e ele conseguiu entrever,

entre nuvens de santidade,

o sorriso divino.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário