quarta-feira, 11 de abril de 2012

MENSAGENS - AGOSTO


01/08- SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO +1787

Judas 17.20-25- Deus pode guardar-nos do pecado e fazer-nos comparecer irrepreensíveis diante de sua glória (v. 24). É, minha gente! Tenhamos confiança e esperança! Em qualquer tentação, peça, tenha coragem de pedir, e Deus o (a) livrará dela!


02/08- STO. EUSÉBIO DEE VERCELLI +370

2ª Pedro 1,5-7 – Pedro nos pede para juntar à nossa fé a virtude, à virtude o conhecimento, ao conhecimento autodomínio, ao autodomínio a perseverança, à perseverança a piedade, à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Em resumo: crer, fazer só o bem, ler a bíblia e a doutrina da Igreja, vigiar e orar para não pecar, nunca desanimar, ser piedoso, amar de coração e ser caridoso.


03/08-SÃO PEDRO JULIÃO EYMARD+1868

2ª Pedro 3,14-15- Quando a morte chegar, que ela nos encontre em paz, sem pecados e irrepreensíveis. Deus tem muita paciência para conosco, mas se esperarmos demais, pode ser tarde para nossa salvação. A hora de nossa conversão pode ser... agora!


04/08-SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, o “Cura D’ars 

2ª Timóteo 1,6,8- Devemos reavivar em nós a graça divina, pois o Espírito Santo que recebemos no Batismo nos dá força, amor e sobriedade. Não podemos, pois, ter medo de darmos testemunho de cristãos.

 

05/08-STO. APOLINÁRIO Séc3º

Marcos 12,18-27 – A ressurreição é uma realidade, só que viveremos no céu uma vida um pouco diferente desta, muito feliz, sem a escravidão dos desejos. Deus, tão sábio na criação do mundo, também é infinitamente sábio para nos proporcionar uma vida feliz no paraíso.


06/08- TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

Mateus 17,1; Marcos 9,2; Lucas 9,28 – Jesus se mostrou a Pedro, Tiago e João, como ficaria depois de ressuscitado. Nós não vemos o céu, nem Jesus, nem Maria, nem os anjos: nós vivemos da fé. Entretanto, se mantivermos contato constante e prolongado com Jesus na oração, ele nos inundará de paz, ternura e caridade, de tal forma que sentimos sua presença como se o víssemos.


07/08- SÃO SISTO 2º e companheiros mártires (séc. 3º) e São Caetano +1547

2ª Timóteo 2,11-13- Se vivermos e morrermos na presença divina, ou seja, numa vida encaminhada para a santidade, viveremos para sempre a felicidade no paraíso. Se renegarmos a Jesus, ele respeitará nossa opção e não entrará mais em contato conosco, até que resolvamos voltar por meio de uma conversão e confissão sinceras.


08/08- SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO+1221

Marcos 12,28-34- Na verdade, o mandamento é um só, amar o próximo, pois é amando o próximo que demonstramos nosso amor por Deus.


09/08-STO. TOMÁS DE CANTALUPO+1282

2ª Timóteo 3,10-17-Ao contrário do que muitos pregam por aí, todos os que querem viver piedosamente com Cristo sofrerão perseguições. “Quanto aos homens maus e impostores, eles progredirão no mal, enganando e sendo enganados” (v.13). Viver uma vida má é enganar-se a si mesmo e condenar-se por uma vida eternamente infeliz.


10/08- SÃO LOURENÇO +258 diácono e m.

2ª Timóteo 4,1-8 – Este é um texto do qual muitos não vão gostar. S. Paulo insiste com Timóteo para que ele seja sóbrio em tudo, suporte o sofrimento, faça o trabalho de evangelizar, proclame a Palavra no tempo oportuno ou também no tempo inoportuno, refute o erro, ameace os maus, exorte com toda paciência e sã doutrina. O que nos falta para fazer o mesmo?


11/08- STA. CLARA DE ASSIS+1253

Marcos 12,38-44 – Nossa esmola, nossa partilha, não precisa ser tanto em abundância, como feita de coração e sinceridade. Entretanto, essa pode ser a desculpa dos avarentos! Deus conhece o nosso coração e decerto notará com que intenção e generosidade (ou não) nós fizemos a nossa oferta. A viúva do texto deu tudo o que ela possuía para viver aquele dia!


12/08- SÃO JOÃO BERCHMANS +1621

2ª Coríntios 1,1-7- Não podemos apenas nos contentar em sermos consolados e confortados por Deus em nossas tribulações. É preciso também fazermos a nossa parte, ou seja, confortar, ajudar e ser presença na vida dos outros, quando eles também estão atribulados e precisam um consolo para suportar os sofrimentos que também nós padecemos. Nós encontramos a “fonte da consolação”, Jesus, pelo Espírito Santo. Mas... será que os outros já o encontraram? Eles precisam de nós!


13/08- Stos PONCIANO E HIPÓLITO –séc 3º

1ª Reis 17,1-6- Será que acreditamos mesmo que a quem busca a Deus nada lhe falta? Eu diria assim: a quem busca a Deus, mesmo quando algo lhe falta, permanecerá na paz e confiante de que em alguma hora tudo vai melhorar. E se não melhorar, creia que a felicidade do céu o(a) espera! Leia o texto e medite nisso pondo-o em relação com a sua vida. Tente perceber os dons de Deus em sua vida!


14/08- SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE +1941

(fundador da “Milícia da Imaculada. Deu a vida para salvar a de Francisco Gajowniozek, que em 10/10/1982 estava presente em sua canonização)

Mateus 5,1-12- As bem-aventuranças, na verdade, se resumem na primeira: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”. Pobre em espírito é todo aquele que renuncia a uma vida abastada para que outros possam ter o suficiente para viver. São os que podem ser milionários, mas se contentam com uma vida mais simples, em benefício de outros. Como é sua vida nesse sentido?


15/08- ASSUNÇÃO DE MARIA e São Tarcísio

Lucas 1,46-55- “O Todo-Poderoso fez por mim grandes coisas e santo é o seu nome”. Uma das grandes coisas que Deus fez a Maria foi sua “assunção” ao céu. Assunção vem do verbo assumir. Maria foi recebida no céu, de corpo e alma. Na verdade, ela foi a primeira mortal que ressuscitou depois de Jesus. Ela já ressuscitou, já está no céu em corpo e alma, como um dia todos nós também esperamos estar. Há neste blog um artigo muito interessante sobre isso, 

 E O CÉU NUNCA MAIS FOI O MESMO


16/08 – STO. ESTÊVÃO +1038

(rei da Hungria. Não confundir com o 1º mártir).

2ª Coríntios 1,18-24- O seu ”sim” é sempre sincero? Paulo nos diz que Jesus “não foi sim e não, mas unicamente sim”(v.19). O nosso “não” se dá quando pecamos ou desanimamos. Peçamos a Deus para que sempre lhe digamos “sim”! Ele nos atenderá, pois conhece nossa fraqueza. Senhor, peço-vos perdão pelas tantas vezes que eu lhe disse “não”!


17/08- SÃO ROQUE +1328

1ª Reis 17,7-16 Mais um texto que mostra a ajuda de Deus aos que o amam e o escutam. Desta vez, meditemos sobre a confiança que a viúva teve no profeta Elias. O profeta, ou em nossos dias o bispo, o papa, o sacerdote, são consagrados, nos transmitem a palavra de Deus. Quando são sinceros em seu apostolado, devem ser ouvidos e acreditados, mesmo que conheçamos seus defeitos. Eles estão na “corrente” da sucessão apostólica. Veja mais desse assunto em A sucessão Apostólica


18/08- STA. HELENA +329

(mãe do Imperador Constantino, 80 anos)

Mateus 5,13-16-“O cristão é luz porque segue a Cristo, luz do mundo (João 8,12) e porque, como Cristo, trabalha para a glória do Pai.” (Missal cotidiano, 3ª f. 10ª sem. comum). Quanto ao sal, se ele perder o sabor, com o que nós poderíamos salgá-lo? É ele que tem a característica de salgar! Assim o cristão: se perder sua luz (pelo pecado), a quem vai iluminar? Se perder a esperança, quem iria fazê-lo retomá-la?


19/08- SÃO JOÃO EUDES +1680

Mateus 5,17-19- Jesus não veio abolir a lei e os profetas, mas dar-lhes pleno cumprimento e purifica-los de possíveis maus entendimentos e aperfeiçoá-los, pois ele, Jesus, é o Caminho, a Verdade e a Vida. Se ele é a Verdade, veio justamente para consertar os desvios e aprofundar oque já estava correto.


20/08- SÃO BERNARDO+1153

Mateus 5,20-26- Um exemplo do que meditamos ontem: não basta só não matar, mas é preciso também não se irar, não tratar mal as pessoas, não se vingar, não guardar ódio no coração e assim por diante. Não podemos cumprir os mandamentos externamente e de modo forçado ou mesquinho. Precisamos cumpri-los com amor, com o coração sabendo que são parte do nosso caminho para a felicidade eterna.


21-08- SÃO PIO X papa, + 1914

1ª Reis 19,9ª. 11-16- Texto belíssimo! Nos vers. 11 a 13 fala que Elias não encontrou Deus no terremoto, nem no fogo, nem no furacão, mas “no murmúrio de uma brisa suave”. No dia-a-dia é a mesma coisa: encontramos Deus nos pequenos gestos, nos atos humildes, no escondimento, numa palavra, num abraço. “Deus fala no íntimo de quem se põe a escutá-lo” (missal cotidiano 6ª f. 10ª sem. com).


22- SÃO FELIPE BENÍCIO     +1285

Mateus 5,27-32- Esse texto fala sobre o adultério. A atração sexual dura a vida toda, tanto nos homens como nas mulheres. Cada um vigie de acordo com suas tendências e limitações, orando incansavelmente para não pecar. A Igreja diz que todo e qualquer ato sexual fora do casamento é pecado, mas considera também alguns atenuantes. Para conhece-los, acesse o catecismo católico, nesse assunto, e consulte os atenuantes.


23/08- STA. ROSA DE LIMA +1617

Leia mais em STA. ROSA DE LIMA 

2ª Coríntios 5,17-18- “Se alguém está em Cristo é uma nova criatura. Passaram-se as coisas antigas; eis que se faz uma realidade nova”. Ou seja, se você mudou de vida para melhor, se pediu perdão dos seus pecados e está recomeçando uma vida nova, mais santa, então você é uma outra pessoa, não é mais aquela pessoa “condenada” de antes. Alegre-se e, sobretudo, perdoe a você mesmo (a)!

24/08- SÃO BARTOLOMEU Apóstolo (Natanael).  (Leia mais: a vocação deNatanael)

João 1,45-51 –Natanael é sincero e por isso é elogiado por Jesus: “Eis um homem em que não há dolo” (dolo= culpa, malícia, mentira). Será que nós somos sempre sinceros, ou sempre encontramos alguma desculpa para não sê-lo?


25/08- SÃO JOSÉ CALAZANS +1648 e São Luiz rei +1270

1ª Reis 19,19-21- Deus chama a cada um para alguma tarefa aqui na terra. Estamos prontos para seguirmos a vida a que Jesus está me convidando a seguir, mesmo que isso signifique muitas renúncias?


26/08- SÃO ZEFERINO, papa, +217

Mateus 5,33-37- Você costuma jurar? Pois Jesus afirma que sempre precisamos falar a verdade, sem necessidade de juramentos. A sinceridade total (que é também admitir as próprias culpas e negligências), a lealdade que não retira a palavra por comodidade, a franqueza, que procura aceitar a verdade como ela é, isso é a que nos convida Jesus (Missal cot., sáb. 10ª sem.com)


27- STA. MÔNICA+387, mãe de Sto. Agostinho

2ª Coríntios 6,1-10 – Não deixe escapar o momento favorável para aderir a Jesus e à comunidade, e “este é o tempo favorável”, ou seja, aqui e agora, sem interferências. Este é o seu dia de salvação! A voz lhe chama. Só há um problema: não ouvirmos a voz, acobertadas por tantas outras “mais interessantes”!


28/08- STO. AGOSTINHO +430

Mateus 5,38-42- Gandhi e Vinoba, não cristãos, viram um programa positivo nesse texto aparentemente escrito em sentido positivo. A “ahimsa” (não –violência) levou à liberdade a vida de milhões de pessoas. Não pague o mal com o mal, mas com o bem. Se você for forçado (a) a fazer algo, ofereça-o a Deus como reparação de seus pecados e ponha amor no que está sendo levado (a) a fazer. Acho que é este o sentido de andar dois mil metros quando lhe pedem para andar mil. Tudo nesta vida passa, é relativo. Só o amor de Deus não passa e não passará.


29/08- MARTÍRIO DE S. JOÃO BATISTA

Mateus 11,7-11; Segundo conta Marcos 6,21-26, João Batista morreu por ter denunciado o adultério de Herodes com sua cunhada Herodíades. Como você vê o adultério, tendo em vista que sua denúncia foi o motivo da morte de João e Jesus o elogiou por ter feito isso?


30/08- SÃO CESÁRIO DE ARLES +543

Mateus 5,43-48 – “Amai os vossos inimigos”. Jesus não manda que não tenhamos inimigos, pois ele os tinha! Ele pede que os amemos, que não tenhamos planos de vingança contra eles. Sempre digo, entretanto, que amar não é o mesmo que gostar. Eu não gosto do sofrimento, por exemplo, mas o amo, ao saber que ele me purifica para uma vida mais santa e mais feliz no céu. Se alguém é meu inimigo, não gosto dele, mas devo amá-lo, ou seja, não me vingar dele, socorrê-lo em alguma necessidade, nunca desejar-lhe o mal. Punir quando necessário não é odiar. É amar.


31/08- SÃO RAIMUNDO NONATO +1240

2ª Coríntios 9,6-11 –fala sobre a partilha, esmola, doações . Tema difícil! Devemos ou não dar esmolas? Devemos ser generosos, sim, mas nem sempre dar esmolas é a solução adequada. Às vezes fazemos melhor negando que dando. Há vários textos sobre esse assunto em nossos blogs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário