segunda-feira, 1 de julho de 2024

ORAÇÕES DO DIA A DIA

DEVOCIONÁRIO: ALGUMAS ORAÇÕES

1-SINAL DA CRUZ

Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

2- PAI-NOSSO

que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. amém

3 – AVE-MARIA

cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

4– GLÓRIA AO PAI,

ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

5 – SALVE-RAINHA,

Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! a vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria! Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém

6 – CREIO EM DEUS PAI,

todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do espírito santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, onde está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

7 – SANTO ANJO

do senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, governa e ilumina. Amém.

8 – OFERECIMENTO DO DIA -

Eu vos agradeço, Senhor, por esta noite que tive e porque me destes a vida. Peço-vos que eu a utilize para vos servir e vos glorificar, ó Trindade santíssima Pai, Filho e Espírito Santo, para sempre! Eu vos dedico todo este dia. Quero vivê-lo sem pecado algum. Quero respeitar as pessoas, fazer tudo o que puder por todas com que me encontrar. Ofereço-vos tudo o que eu fizer de bom em reparação de minhas ofensas e as de todas as outras pessoas, pelo papa, bispos, sacerdotes, cristãos leigos, pelos meus parentes, amigos e conhecidos, pelos doentes, necessitados, pela minha família, para que os governantes e os povos se unam para acabaram com a miséria e a injustiça, e por todas as intenções que Maria santíssima quiser aplicar e oferecer. Por cristo, nosso Senhor. Amém.

9 – ATOS DE FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE-

Meu Pai, eu creio em vós e em tudo o que revelastes, mas aumentai a minha fé. Creio que Jesus cristo é Deus e vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo. Espero que um dia eu possa estar convosco e com todos os que vos amam, e para isso eu me comprometo a cumprir a vossa vontade. Amo-vos porque nos amais com misericórdia e bondade. e porque sou amado por vós, quero amar todas as outras pessoas, incluindo as marginalizadas e desprezadas, com toda a generosidade que me é possível. E perdoo de coração todas a ofensas possa ter recebido. Amém.

10 – ORAÇÃO DO ABANDONO -

Meu Pai, a vós me abandono. Fazei de mim o que quiserdes. o que de mim fizerdes, eu vos agradeço. Estou pronto para tudo, aceito todas as coisas, contanto que a vossa vontade se faça em mim e em todas as vossas criaturas, não quero outra coisa, meu Deus. Entrego a minha vida em vossas mãos. Eu vô-la dou, meu Deus, com todo o amor de meu coração, porque eu vos amo e porque é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me em vossas mãos sem medida, com infinita confiança, porque sois meu Pai.

11 – COMUNHÃO ESPIRITUAL

-Senhor Jesus, eu vos abro as portas da minha vida. Como agora não posso receber-vos em comunhão, vinde ao menos espiritualmente no meu coração. Perdoai meus pecados, purificai-me.

12–ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

– Vinde, Santo Espírito, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação por Cristo nosso Senhor.

13- ORAÇÃO PELOS CATEQUISTAS

Senhor, eu vos peço pelos nossos catequistas. Que eles sempre estejam bem unidos a vós, para que consigam nos transmitir vossa palavra de amor. Peço também que abençoeis todos os demais líderes leigos, para que tenham força de colaborar com os bispos e com os padres na evangelização do povo. Amém.

14- ORAÇÃO PELO BRASIL

Ó Deus, Pai de bondade, quero agora fazer-vos uma prece pela nossa pátria. Peço principalmente pelos mais pobres e marginalizados, que quase nunca são atendidos em suas reinvindicações. Fazer com que a justiça seja feita e eles possam viver como pessoas dignas, em liberdade e de acordo com a vossa vontade. Que possam ter casa própria, receber um salário justo, boa alimentação, educarem seus filhos segundo a vocação de cada um. Peço, pois, que nossos governantes, políticos e autoridades sejam honestos e unam suas forças generosamente em busca do bem comum, e levemos todos juntos o Brasil à grandeza de seu destino, construindo uma sociedade fraterna e cristã, enraizada na justiça, na verdade, no amor e na paz. Que Maria, nossa Mãe, invocada no Brasil com o nome de Aparecida, possa também proteger todos os brasileiros. Isso tudo vos peço pelos merecimentos de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso salvador. Amém.

15- ORAÇÃO A JESUS CRUCIFICADO

Alma de Cristo santificai-me.

Corpo de Cristo salvai-me.

Sangue de Cristo inebriai-me.

Água do lado de Cristo purificai-me.

Paixão de Cristo confortai-me.

Ó, bom Jesus escutai-me.

Dentro das Vossas chagas escondei-me.

Não permitais que eu me separe de Vós.

Do espírito maligno defendei-me.

Na hora da morte chamai-me e mandai-me ir para Vós, para que com os Vossos santos Vos louve para sempre. Amém

Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus, prostrado de joelhos diante da vossa Divina Presença, eu Vos peço e suplico com o mais ardente fervor, que imprimais no meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança e caridade, e um verdadeiro arrependimento dos meus pecados, com vontade firmíssima de não pecar mais, enquanto eu, com grande afeto e dor de alma, considero e medito nas vossas Cinco Chagas, tendo diante de mim o que já o rei David dizia por Vós, ó bom Jesus: “Transpassaram as minhas mãos e os meus pés e contaram todos os meus ossos".

16- ORAÇÃO A CRISTO REI

Ó Cristo Jesus, eu vos reconheço como rei universal. Tudo o que foi feito, por vós foi criado. Exercei em mim todos os vossos direitos. Renovo as minhas promessas do batismo, renunciando ao maligno e às suas obras, e comprometo-me a proclamar o Evangelho por todos os meios ao meu alcance, assistido (a) pela vossa Graça. Sagrado Coração de Jesus, ofereço-vos a minha vida para que todos os corações se coloquem a caminho do vosso Reino, e assim se estabeleça no mundo inteiro o reinado de vossa paz. Amém.

17-ORAÇÃO PELA IGREJA

Bendito seja Deus.

Bendito seja o seu santo nome.

Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Bendito seja o nome de Jesus.

Bendito seja o seu Sacratíssimo coração.

Bendito seja o seu preciosismo sangue.

Bendito seja Jesus no Santíssimo sacramento do altar.

Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.

Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima.

Bendita seja sua santa e imaculada conceição.

Bendita seja sua gloriosa assunção.

Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe.

Bendito seja são José, seu castíssimo esposo.

Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.

Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa, sobre o nosso (arce) bispo, sobre todos os párocos e sobre todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça.

Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, este (arce) bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem somos obrigados a rezar ou que se recomendaram as nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém!

(Pai Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai, pelo papa e pelas necessidades da Igreja a fim de lucrar as indulgências anexas a esta oração).

18-ORAÇÃO PELOS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do TEMOR DE DEUS, para que eu sempre leve a sério a presença da Santíssima Trindade em minha vida e siga a vontade divina.

Concedei-me o dom da PIEDADE, para que eu sinta prazer na oração e no amor a todas as pessoas.

Concedei-me o dom da CIÊNCIA, para que eu conheça profundamente a mim mesmo e saiba como evitar o pecado.

Concedei-me o dom da FORTALEZA para que eu não tenha medo de nada, a não de ser de perder o vosso Reino. Que eu tenha forças para enfrentar o mal, as perseguições e tudo aquilo que não puder evitar, e nunca vos renegue.

Concedei-me o dos do CONSELHO, para que eu sempre escolha o que mais vos agrada e saiba também aconselhar o próximo.

Concedei-me o dom da INTELIGÊNCIA, para que eu entenda bem as mensagens da Sagrada Escritura e da doutrina da Igreja.

Concedei-me o dom da SABEDORIA, a fim de que eu cada vez mais goste de seguir com alegria o caminho que Jesus nos ensinou.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

19-ORAÇÃO DOS FILHOS

Senhor Jesus, eu vos peço a graça de vencer os meus defeitos, a fim de que eu possa ouvir e praticar os ensinamentos que meus pais me deram. Que eu os ponha em prática, para colaborar na construção de um mundo melhor, o mundo em que eu e meus filhos vamos viver. Peço-vos também a graça de nunca me envolver com más companhias e com os vícios. Amém.

20- ÂNGELUS

V-O Anjo do Senhor anunciou a Maria

R-E ela concebeu do Espírito Santo.

Ave- Maria...

V- Eis aqui a serva do Senhor

R- Faça-se em mim segundo a sua palavra

Ave-Maria...

V- O Verbo divino se fez homem

R- E habitou entre nós.

Ave-Maria...

V-Rogai por nós, Santa Mãe de Deus

R- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS

Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

21- CONSAGRAÇÃO A N. SRA.

Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo (a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste e em todos os dias de minha vida os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser, e como assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa.

V- Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.

R- Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário