segunda-feira, 3 de julho de 2023

CAIA NA REAL

(15/02/16)



A primeira coisa a fazer é conhecer-se. Para isso, pergunte aos que vivem com você quais são os seus defeitos e virtudes.

A segunda é aceitar-se como se é. Não adianta acharmos que somos outras pessoas! Se você tiver algum defeito físico, assuma-o, até que possa, talvez, fazer algo para eliminá-lo.

Numa conversa, não invente coisas que você não tem fez, nem minta sobre sua condição social e de instrução. Seja o que você é diante de Deus.

Se você é alcoólatra, aceite isso e aí vai conseguir ficar sóbrio. Se está envelhecendo, assuma isso! Não viva como se fosse um adolescente! É ridículo!

Tenha cuidado a quem o (a) atrai, para não trair sua esposa (esposo) ou cometer alguma besteira.

Se nunca viajou ou nunca foi à praia, não minta. Seja você mesmo (a).

Aceite a realidade como ela é. Veja a realidade a seu redor e aprenda a conviver com ela, lutando sempre para melhorá-la, é claro.

Todos vivemos num determinado lugar, mas muitos vivem num lugar mas têm a mente em outro(s). A consequência (uma delas) é que não vai viver bem nem no mundo real, nem no imaginário. É como o turista que se preocupa tanto em tirar fotos que não aproveita a viagem. Ele vai mostrar as fotos de um lugar do qual muitas vezes nem tomou conhecimento.

Para mudarmos qualquer realidade, é preciso primeiramente encará-la como ela é e aí, sim, planejar as mudanças necessárias. 

Quem não é realista vive no mundo da fantasia, sofre muito, vive alienado e cai em depressão ou em atitudes parecidas.

Depois de estudar a realidade, ver o que é bom, o que precisa ser mudado, revise as suas “armas”, o que você tem em mãos para melhorá-la, quais são as suas capacidades, suas possibilidades, a quem pode recorrer, e como as mudanças podem ser feitas, e, claro, se são possíveis. Se não são possíveis, sempre há um modo de adaptar a situação.

Nesse caso, se as mudanças são difíceis ou impossíveis, eu sugiro isto:

- Faça um círculo de amigos constantes e reúna-se sempre com eles;

- Reze (ore) várias vezes por dia;

- Medite diariamente sobre um texto bíblico;

- Aproveite o que há de melhor onde você vive, se for coisa honesta e boa. Peça a Deus e converse entre vocês para vencerem o que for coisa má. 

- Assuma suas tarefas diárias com alegria ou, pelo menos, em paz, confiando na graça de Deus;

- Ocupe constantemente seu corpo e sua mente e nunca fique no ócio, ou seja, sem fazer nada, a não ser quanto estiver rezando (orando) ou meditando.

- Ofereça tudo a Deus, que o (a) ouvirá, o (a) acolherá e o (a) ajudará a transformar, se não a realidade, os corações dos com quem você vive.

E se nada disso der certo, simplesmente abra uma cerveja, ou um refrigerante, e relaxe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário