terça-feira, 14 de abril de 2020

A FOLHA DA PALMEIRA


Essa primeira foto é de uma folha de palmeira solitária, sem outra referência senão ela mesma. É como muitas pessoas que vivem isoladas, de modo individualista, sem relacionamentos. São exigentes, acham defeito em tudo, tudo tem que ser feito à sua maneira. 
Essa segunda É A MESMA FOLHA VISTA DE OUTRO ÂNGULO, EM RELAÇÃO À LUZ DO SOL. É disso que vou falar aqui:

Sempre que falo disso lembro-me de uma quase vizinha nossa, na minha infância, que era desesperada por limpeza. Quando uma ou outra vez entrávamos em sua casa, por algum motivo importante (caso contrário não entrávamos), ela ia com a vassoura atrás, varrendo nosso rastro. Como eu me sentia mal com isso! Ia embora logo! Sua irmã era uma santa mulher. O pai delas morreu com mais de 105 anos, e em plena atividade, lúcido. Trabalhou até um mês antes da morte. Era muito católico. Essa rua em que morávamos recebeu o seu nome.

Pois bem: essas pessoas sofrem muito com esse individualismo todo, com toda essa exigência. É preciso aprender a viver de modo mais arejado, sem tantas exigências, confiar em Deus e nas pessoas que nos ajudam, que vivem conosco. Todos temos defeitos e manias. Para cada mania que temos de aguentar do outro, há pelo menos uma que ele tem que aguentar de nós. Isso é recíproco! Mesmo Jesus, Maria e José, que eram santos (e Jesus é também Deus!) tiveram que adaptar-se um ao outro. A repreensão que Maria deu em Jesus, depois de tê-lo “perdido” por três dias, foi forte! E diz Lucas que Jesus, daquele dia em diante, “era-lhes submisso” até a idade adulta.

A vida é muito curta. Sinto arrepios em pensar que daqui a algum pouco tempo vou morrer. Mas temos que encarar essa verdade! Não dá tempo para nos preocuparmos com coisinhas sem valor, sem importância! Sobretudo, temos que:

-ligar-nos definitivamente a Deus, na pessoa de Jesus,

-amarmos Maria, nossa querida mãe,

-darmos mais ouvidos ao nosso Anjo da Guarda (chamá-lo por um apelido é uma boa maneira de ser amigo dele),

- rezarmos de modo consistente (e não apenas uma Ave-Maria antes de deitar),

-lermos a Bíblia, fazermos meditações diárias sobre alguma leitura (em nossos blogs e sites há tantos textos!) e, sobretudo,

-aplicarmos tudo isso no amor solidário aos pobres e necessitados, incluindo aí os doentes,

-e não nos esquecermos dos que vivem conosco em casa, na igreja, no trabalho, no lazer.

A sua vida vai transformar-se como a foto dessa palmeira. É a mesma folha da primeira foto, só que agora, na segunda foto, é vista de outro ângulo, em relação à luz do sol. Adquiriu mais beleza, mais brilho, mais jovialidade.

 Nós somos como essa folha de palmeira. Sozinhos, somos murchos, sem vida. Se nos relacionarmos com Deus e com os demais, deixando de lado nossas picuinhas e exigências individualistas, seremos o perfume de Cristo (2 Cor 2,15), teremos mais brilho, vigor e alegria de viver. Veja como a folha, isolada e feia na primeira foto, ficou linda e radiante, na segunda foto, com a referência à luz solar !

Teófilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário