terça-feira, 29 de outubro de 2024

A ORAÇÃO- DICAS


29/02/16 

Sem a oração nossa vida se esvazia e nos tornamos múmias ambulantes, joguetes do acaso.

O tempo de oração varia com as necessidades da pessoa, mas se quisermos parar o dízimo de oração a Deus, teríamos que rezar pelo menos duas horas e 24 minutos diários. Entretanto, cada um deve aprender quanto tempo necessita. 

Como acostumar-se com a oração? 

É fácil: aumente um minuto por semana e, em um ano, estará rezando por uma hora diariamente. 

A oração pode ser vocal, mental, contemplativa, e em pensamento. Faça diariamente um pouco de cada uma! 

As orações vocais: o rosário, a via sacra, a liturgia das horas (salmos), as orações pessoais etc. Você as encontra em nosso blog Ao Lado Teu, Senhor!

A oração mental consiste em rezar baseado num texto do evangelho ou de algum livro de espiritualidade, ou mesmo de outra fonte, com meditação e colocação pessoal sobre o assunto. 

A oração contemplativa é quase sem palavras ou textos. consiste em olhar para Jesus, amando-o e saber que ele está olhando para você (Carlos de Foucauld e São João Maria Vianney). 

A oração em pensamento pode ser a oração vocal repetida não com a boca, mas com a mente. Pode ser feita principalmente quando você está em público, para não pensarem que você está falando sozinho (a). 

É muito bom nos acostumarmos a fazer uma Hora Santa diariamente, se possível. Pode ser diante do Santíssimo ou mesmo diante de uma imagem ou da cruz. 

Veja também a “leitura orante da bíblia, em nosso blog já citado. Lembre-se de que Deus ouve nossos pensamentos! (Salmo 93 (94),11). 

Ainda quanto à oração em pensamento, eu a faço quando estou em público, caminhando. Rezo o terço com o “cérebro”, enquanto, ao mesmo tempo, medito os mistérios. É delicioso caminhar desse modo! E as pessoas nem imaginam que estou rezando. Antes de dormir, será bom rezar pelo menos um mistério do terço com a voz, de modo normal. 

A oração contemplativa é muito difícil. Eu sinto muita dificuldade em praticá-la. Ficar olhando para a Eucaristia, ou para a Cruz, ou para a Bíblia, sem falar nada, só contemplando, é-me difícil. Desculpem a franqueza. Mas tento, sempre. Algum dia vou aprender. De vez em quando, digo uma jaculatória. 

Você pode ler mais sobre a oração em nossos blogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário